Edição 29 – 19/3/2015

Orçamento da União para 2015 prevê nomeação de aprovados no último concurso do BC


Por Samuel Oliveira

Fruto de articulações do Sinal, em parceria com a Comissão dos Aprovados, a previsão para posse dos excedentes do último concurso do Banco Central foi incluída no Orçamento da União, aprovado pelo Congresso Nacional nesta terça-feira, 17 de março. O anexo V da LOA 2015 prevê o provimento de 715 vagas, número especificado pelo próprio Banco. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

orçamento 1

O destaque no orçamento, restrito à convocação de novos servidores para a autarquia, é resultado do trabalho do Sinal junto ao relator-geral da LOA, senador Romero Jucá (PMDB/RR). Em fevereiro, Jucá recebeu diretores do Sindicato e membros da Comissão dos Aprovados, conforme noticiado na edição nº 13 do Apito Brasil.

É importante destacar que desde a conclusão do Programa de Capacitação (Procap), em fevereiro de 2014, o Sinal tem acompanhado os aprovados e pleiteado, junto ao Executivo e ao Legislativo, a convocação de todos. Aqui, um histórico das ações do Sindicato.

Diálogo segue junto ao MPOG

Embora previsto no Orçamento, cabe ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a nomeação dos excedentes. E na tarde desta terça-feira, 17, em reunião com carreiras do serviço público federal, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que a análise dos concursos em aberto, a exemplo do certame do BC/2013, será feita ao longo de todo o mês de abril. 

foto 5

Encontro com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa

Na ocasião, o ministro recebeu um ofício com todas as informações sobre a situação dos concursados do Banco. O encontro foi solicitado pelo senador Paulo Rocha (PT/PA), a pedido do Sinal, como também noticiou a edição nº13 do Apito Brasil, citada acima.

Esta vitória é de todos que somaram esforços ao longo de mais de um ano. O Sinal segue na luta pela nomeação dos aprovados.

Edições Anteriores
Matéria anteriorChegando ao final da gestão 2013-2015
Matéria seguinteAssembleia Ato amanhã 20 de março, às 10h No saguão da ADRJA Compareça!