Edição 191 – 09/11/2018

PASBC: Banco Central irá apresentar propostas na próxima semana


O Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) irá anunciar na próxima semana, durante eventos presenciais em Brasília (dia 12), este com transmissão para as demais praças, Rio de Janeiro (dia 13) e São Paulo (dia 14), as propostas que entende adequadas para a sustentabilidade do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). A categoria aguarda, com apreensão, os resultados de anos de análises, e bastante sigilo, quanto aos rumos de um dos pilares fundamentais da política de gestão de pessoas do órgão.

Ao utilizarmos o termo “propostas”, o fazemos com a esperança que, de fato, esta nova etapa do processo de busca pela perenização do PASBC seja superada com base no diálogo, ouvindo e respeitando os anseios e preocupações dos milhares de famílias por ele protegidas.

De nossa parte, reiteramos entendimento de que as medidas projetadas para melhorar a gestão do Programa, bem como as ações visando o aperfeiçoamento da Prevenção, Educação e Promoção da Saúde, devem ser implantadas e avaliados os seus resultados antes de se pensar em qualquer proposta de mudança no sistema contributivo. Haja vista, ainda, o cenário de redução do poder de compra a que toda a categoria vem sendo submetida nesta década e a ameaça do adiamento do reajuste previsto janeiro de 2019, veja Apito Brasil nº 184, e nas projeções de um arrocho salarial, ainda maior, para os próximos anos.

Reforçarmos, também, que o Sinal, como tem se mostrado desde o início das discussões sobre o tema, continua disposto a participar de qualquer iniciativa de interlocução, sempre em defesa dos interesses dos servidores.

Mais que um simples plano de saúde, o PASBC é uma ferramenta garantidora de saúde ao corpo funcional e sua família, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado pela Autarquia à sociedade.

Fique atento, colega beneficiário.

O PASBC é nosso!

Edições Anteriores
Matéria anteriorDemonstrativo Financeiro Mensal – Setembro/2018
Matéria seguinteSenado Federal vê inconstitucionalidade na MP849/2018