Edição 196 – 19/11/2018

PASBC :Sinal (PE) divulga Carta Aberta ao Chefe do Depes


A Sua Senhoria o Senhor

Marcelo Foresti de Matheus Cota

Chefe do Depes

Prezado Senhor,

A propósito do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC, e como é do vosso conhecimento, desde o dia 30 de abril de 2018 houve a suspensão dos serviços prestados pela COOPANEST – Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco aos participantes do PASBC, situação que deixou todos os beneficiários do programa sem cobertura para procedimentos anestésicos em Pernambuco.

Por meio do e-mail institucional atendimento.pasbc.adrec@bcb.gov.br, ainda em 30 de abril de 2018, além de comunicar a suspensão do contrato e orientar os beneficiários a utilizar a modalidade “Livre Escolha”, o PASBC informou a todos que a “expectativa é de que o atendimento da Coopanest seja retomado em um mês e que o de urgência e emergência seja recontratado em quatro meses”.

Conforme informações coletadas, o contrato foi suspenso pela COOPANEST porque o Banco Central descumpriu cláusulas contratuais firmadas com aquela cooperativa.

O Sinal-PE, na condição de representante dos servidores desta Casa, e mediante demandas relativas à ausência de atendimento de anestesiologistas pelo referido programa, realizou diversas gestões junto à ADREC, inclusive por e-mail enviado em 9 de agosto de 2018, respondido no dia 29 do mesmo mês, porém a situação não se regularizou.

Dada a gravidade do quadro, e considerando os decorrentes impactos financeiros aos usuários do PASBC, em especial nas ocorrências de emergência, causa-nos perplexidade a omissão dos gestores do BC frente à questão, especialmente porque referida postura vai de encontro à alardeada preocupação com a valorização dos servidores desta Casa, no âmbito da agenda “BC + Amanhã”.

Senhor Chefe do Depes, estamos tratando de vidas humanas, e isso precisa ser considerado como prioridade.

Ante o exposto, registramos a nossa contrariedade com a postura desse Depes em relação aos servidores desta Casa, e solicitamos que sejam adotadas providências urgentes visando o pleno restabelecimento do serviço dos médicos anestesiologistas pelo PASBC em Pernambuco.

Atenciosamente,

Sinal-PE

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC: Participe da AGN, dia 22, antes de responder ao questionamento do Depes
Matéria seguinteFrente Parlamentar em Defesa da Previdência promoverá mobilização na próxima quarta, 21 de novembro