Edição 53 - 21/3/2024

PEC 65/2023: mais informações sobre a deliberação da categoria


Conforme noticiado anteriormente, a partir do próximo dia 26 de março será realizada a Assembleia Geral Nacional (AGN) virtual que marcará a abertura da deliberação dos servidores da Autarquia acerca da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023. Todos os colegas ativos, aposentados e pensionistas, filiados ou não, são convidados a participar da etapa deliberativa, por meio de votação eletrônica (VE) no site do SINAL.

Recordamos, abaixo, a pergunta que norteará o processo decisório da categoria. O questionamento foi definido em conjunto pelo SINAL (referendado por seu Conselho Nacional), o SinTBacen e a ANBCB.

“Qual a sua opinião sobre o texto original da Proposta de Emenda à Constituição n. 65/2023 protocolada no Senado Federal?

(   ) Sou a favor da PEC 65 exatamente do jeito que ela está protocolada no Senado.

(   ) Sou a favor de que haja negociação para que a Diretoria do BC e o Relator no Senado apresentem um novo texto da PEC.

(   ) Sou contra a PEC 65, independente de alterações.

(   ) Abstenção.

Obs.: A votação acima se limita ao texto já protocolado no Senado. Se houver novas alternativas de PEC apresentadas, elas serão objeto de nova decisão da categoria.”

Modalidade e prazo de votação

A modalidade de votação eletrônica por meio do site do SINAL, escolhida para a AGN, tem o objetivo de atender e conciliar as demandas da categoria referentes à segurança de acesso e transparência (auditoria do resultado e identificação dos votantes, por exemplo).

A busca pelo equilíbrio diante das diversas solicitações também foi fator preponderante na escolha do prazo de votação, oportunizando ampla participação na instância deliberativa e o maior acesso a subsídios possível, após a divulgação de pareceres e o encerramento da série de reuniões com a Dirad do BC.

Como votar?

O link para acesso à plataforma da VE ficará disponível em local de destaque durante todo o período (até o dia 2 de abril) na página eletrônica do Sindicato (sinal.org.br). Para registrar o voto, será necessária a utilização de login e senha (os mesmos utilizados na área restrita). Aqueles que não possuem ou esqueceram a senha, poderão cadastrar uma nova chave de acesso. Confira aqui um tutorial.

Caso queira cadastrar, desde já, sua senha, acesse aqui a área restrita do site do SINAL e siga o passo a passo do tutorial acima.

Visando garantir a participação de todos os interessados, somente será possível solicitar/cadastrar uma nova senha até o dia 1º de abril. O objetivo é possibilitar que, no último dia de votação, a equipe técnica do Sindicato esteja atenta apenas ao fechamento do processo e a outras eventuais demandas urgentes, e que nenhum colega perca a oportunidade de registrar seu voto.

Fique atento às próximas edições do Apito Brasil e participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorConfira vídeos das lives sobre a PEC 65/2023 realizadas nesta semana
Matéria seguinteAGN deliberativa: proposta do governo e mobilização estarão em pauta nesta sexta-feira, 22