Edição 114 – 4/9/2014

Protesto de aprovados no último concurso do BC repercute na imprensa


Sem título

Alguns deles, inclusive, já concluíram o curso de formação, mas não foram chamados

O protesto de um grupo, em frente à sede do BC em Brasília, ganhou repercussão na imprensa nesta quarta-feira, 03 de agosto. Diferentes veículos, como o site da revista Exame, noticiaram a mobilização, que reivindicava a posse de 785 aprovados no último concurso da autarquia. Todos já concluíram o curso de formação, mas não foram chamados. O presidente nacional do Sinal, Daro Piffer e o diretor da regional Brasília do Sindicato, Max Meira, estiveram presentes no ato, incentivando a manifestação.

2

O edital do concurso previa a contratação de 400 analistas e 100 técnicos, mas, devido a restrições orçamentárias, o MPOG autorizou a convocação de apenas 250 servidores, o que não supre, nem de longe, a defasagem atual nos quadros do Bacen. A pauta já foi tema de audiência pública e noticiada na edição de nº 74 do Apito Brasil. De acordo com Max Meira, a nomeação é a alternativa mais viável ao governo para amenizar a atual situação do Banco. “A urgente nomeação de todos os aprovados é a mais simples, óbvia e econômica solução para o injustificável esvaziamento dos quadros do Banco Central”, afirma.

3

Outra preocupação é com a transferência de conhecimentos aos novos servidores, já que há previsão de, aproximadamente, 600 aposentadorias para o próximo ano. A representante da Comissão de Aprovados no concurso, Vanessa Caliman, frisa a importância do repasse de experiências. “A demora nas nomeações representa uma grande perda de conhecimentos ao órgão. Com a lenta reposição no quadro, o desempenho das atribuições no BC é prejudicado”, enfatiza.

Ainda nesta quarta-feira, o Blog do Servidor, vinculado ao Correio Braziliense, trouxe números relativos ao esvaziamento do Banco Central.

 

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguintePesquisa sobre Estrutura de poder do Sinal