Edição 179 – 27/9/2022

Quem foi Quem: como os deputados votaram em relação ao congelamento salarial


Como os deputados votaram acerca do congelamento salarial dos servidores públicos? Dando continuidade à série de publicações que analisa o comportamento dos parlamentares, na atual Legislatura, em matérias de interesse da classe trabalhadora, com base na plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional” do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), hoje falaremos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020.

A proposta (convertida, posteriormente, na Lei Complementar 173/2020) estabelecia um auxílio financeiro aos estados e municípios, impondo, como contrapartida, o congelamento remuneratório dos servidores públicos federais, estaduais e municipais até dezembro de 2021, o congelamento de benefícios e vedações à realização de novos concursos, dentre outras medidas.

Para a avaliação, o Diap levou em consideração como os deputados votaram em relação ao Destaque de Plenário nº 2, apresentado pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Casa, que visava retirar do texto do PLP o trecho que continha as medidas de arrocho ao serviço público. Com a rejeição do destaque, as medidas restritivas foram mantidas no projeto.

Abaixo, trazemos a relação de votos dos deputados das dez unidades federativas que contêm sedes do Banco Central (os deputados assinalados em verde votaram favoravelmente aos servidores). Para conferir, basta clicar sobre a escolhida.

Bahia / Ceará / Distrito Federal / Minas Gerais / Pará / Paraná / Pernambuco / Rio de Janeiro / Rio Grande do Sul / São Paulo

Compartilhe com outros colegas servidores, com seus amigos e familiares. Nesta segunda-feira, 26 de setembro, concluímos o levantamento das notas (em porcentagem) dos deputados e senadores das dez unidades federativas acerca do alinhamento aos interesses da classe trabalhadora.

Para conferir estas e outras publicações da série, clique aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorÉ HORA DO SERVIDOR DAR A SUA RESPOSTA!
Matéria seguinteAGN virtual começa às 14h; participe!