Edição 173 – 19/9/2022

Quem foi quem: o comportamento das bancadas estaduais em temas de interesse dos trabalhadores


Dando continuidade à série de publicações (saiba mais aqui) acerca da atuação dos parlamentares em matérias de interesse dos servidores públicos, e da classe trabalhadora em geral, hoje analisaremos o comportamento de bancadas estaduais, na atual Legislatura. Os apontamentos têm como base os dados levantados pela ferramenta “Quem foi Quem”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa

Ceará, Pernambuco e Bahia, respectivamente, se apresentam com os estados mais bem ranqueados nacionalmente, no que se refere ao percentual de alinhamento de seus parlamentares às matérias de interesse dos trabalhadores. Distrito Federal (7º colocado no ranking nacional), Pará (9º), Rio Grande do Sul (10º), Minas Gerais (15º), São Paulo (16º), Rio de Janeiro (19º) e Paraná (22º) completam a lista das unidades federativas nas quais há representações do Banco Central do Brasil.

Vale destacar, todavia, que mesmo os três estados com melhor avaliação sequer obtiveram um aproveitamento superior a 50%. No Ceará, foi registrado um alinhamento de 46,31%, enquanto Pernambuco e Bahia registraram, nesta ordem, 43,54% e 42,08%. Dentre as unidades federativas com piores aproveitamentos, o Rio de Janeiro registrou 74,14% de posicionamento contrário e o Paraná 75,82%.

Confira abaixo os dados das dez unidades:

Obs: alguns estados não alcançaram os 100% no somatório devido a ausências de parlamentares em votações, o que não é considerado “favorável”, “contrário” ou abstenção.

Os dados apresentados evidenciam a postura majoritariamente contrária do Congresso Nacional aos interesses dos servidores e de todos os trabalhadores. Os números sintetizam a conjuntura vivenciada pela classe no âmbito do Legislativo nesta Legislatura.

O objetivo do trabalho do SINAL é, conforme já destacado, dentre outros pontos, chamar a atenção dos servidores para a importância de se construir bancadas qualificadas no que se refere aos direitos e prerrogativas das carreiras públicas. Missão que se torna ainda mais importante num contexto de arrocho remuneratório e ameaças em trâmite, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa.
Nos próximos dias, traremos mais informações segmentadas. Permaneça atento à série de publicações e compartilhe com outros colegas servidores, amigos e familiares. Afinal, a defesa do serviço público e da classe trabalhadora, em geral, deve ser do interesse de toda a sociedade.

Edições Anteriores
Matéria anteriorWorkshop de Crenças Financeiras quase lotado
Matéria seguinteMP1: é hora de avançar