Edição 3 – 11/1/2022
Reestruturação de Carreira: inércia da Diretoria do BC enseja continuidade da mobilização
Representantes do Sinal, do SinTBacen e da ANBCB se reuniram há pouco com o presidente, Roberto Campos Neto, e com a diretora de Administração da Autarquia, Carolina Barros, para tratar da demanda pela reestruturação de carreira e da redução das assimetrias remuneratórias com o topo do Executivo.
Os servidores iniciaram o encontro virtual destacando as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos e os possíveis impactos para o BC de um tratamento diferenciado em relação a órgãos de semelhante importância para o Estado brasileiro, como a possibilidade de evasão de quadros. Ainda, reforçaram a necessidade de um movimento político por parte de Campos Neto, no que se refere às demandas apresentadas pelas entidades ainda em dezembro de 2021.
As lideranças observaram também que a deterioração no clima organizacional nos últimos meses se deve, em grande parte, à ausência de endosso das autoridades da Casa à reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central. Por fim, recordaram o compromisso feito pelo presidente da Autarquia de trabalhar contra a acentuação das assimetrias salariais.
Apesar da disposição ao diálogo, os representantes do órgão não apresentaram qualquer proposta concreta de encaminhamento do pleito. Sinal, SinTBacen e ANBCB solicitaram, então, o agendamento de um novo encontro ao final do mês de janeiro para que o BC apresente uma proposta.
A afirmação do presidente Roberto Campos Neto de que “se realmente houver a concessão de reajuste para alguma categoria, me comprometo a lutar por um reajuste equivalente para os servidores do BC”, já foi objeto de promessa de outros presidentes que por aqui passaram e nada fizeram. O que necessitamos agora é de uma ação contundente por parte da administração!
Portanto, o indicativo é de aumento da mobilização. Necessitamos robustecer a adesão às listas de entrega de funções comissionadas e substituições eventuais (assine aqui) e de não-assunção das mesmas (assine aqui).
As entidades convocam a todos para o Assembleato da próxima terça-feira, 18 de janeiro, a partir das 10h. A programação do dia nacional de protesto terá manifestação em frente ao edifício-sede do BC em Brasília e atividade virtual para todas as praças.
Sua participação será decisiva!
Confira Edital de Convocação abaixo.
Link para acesso ao evento virtual:
https://us02web.zoom.us/j/83525513362?pwd=dExNaDROL282Y2xUbi9uM0M1bzNRdz09
(ID da reunião: 835 2551 3362 – Senha de acesso: 827048)
Edital
SINAL – SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO, PROMOÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA DA MOEDA E DO CRÉDITO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL
O presidente do Conselho Nacional do SINAL, no uso de suas atribuições, conforme previsto no Capítulo III, Seção II, art. 27, e Seção III, arts. 30, alínea “j”, e 31, alínea “c”, do Estatuto e no Capítulo IV, Seções II e III, do Regimento Interno, convoca a categoria para a Assembleia Geral Nacional (“Assembleato”), presencial e virtual, a realizar-se simultaneamente no dia 18 de janeiro de 2022, das 10h às 12h, com a seguinte ordem do dia:
1.Informes sobre a mobilização; e
2.Protesto contra o não atendimento das nossas reinvindicações salariais por parte do Governo.
A AGN na forma presencial, acontecerá na área pública em frente ao 2º subsolo do Ed. Sede do BC em Brasília.
A AGN na forma virtual será realizada por meio da plataforma Zoom – link de acesso à sala de debates:
https://us02web.zoom.us/j/83525513362?pwd=dExNaDROL282Y2xUbi9uM0M1bzNRdz09
(ID da reunião: 835 2551 3362 – Senha de acesso: 827048)
Cópia do presente Edital e informações complementares poderão ser obtidas nas Seções Regionais do Sinal.
Brasília, 11 de janeiro de 2022.
Fábio Faiad Bottini
Presidente