Edição 3 – 11/1/2022

Reestruturação de Carreira: inércia da Diretoria do BC enseja continuidade da mobilização


Representantes do Sinal, do SinTBacen e da ANBCB se reuniram há pouco com o presidente, Roberto Campos Neto, e com a diretora de Administração da Autarquia, Carolina Barros, para tratar da demanda pela reestruturação de carreira e da redução das assimetrias remuneratórias com o topo do Executivo.

Os servidores iniciaram o encontro virtual destacando as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos e os possíveis impactos para o BC de um tratamento diferenciado em relação a órgãos de semelhante importância para o Estado brasileiro, como a possibilidade de evasão de quadros. Ainda, reforçaram a necessidade de um movimento político por parte de Campos Neto, no que se refere às demandas apresentadas pelas entidades ainda em dezembro de 2021.

As lideranças observaram também que a deterioração no clima organizacional nos últimos meses se deve, em grande parte, à ausência de endosso das autoridades da Casa à reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central. Por fim, recordaram o compromisso feito pelo presidente da Autarquia de trabalhar contra a acentuação das assimetrias salariais.

Apesar da disposição ao diálogo, os representantes do órgão não apresentaram qualquer proposta concreta de encaminhamento do pleito. Sinal, SinTBacen e ANBCB solicitaram, então, o agendamento de um novo encontro ao final do mês de janeiro para que o BC apresente uma proposta.

A afirmação do presidente Roberto Campos Neto de que “se realmente houver a concessão de reajuste para alguma categoria, me comprometo a lutar por um reajuste equivalente para os servidores do BC”, já foi objeto de promessa de outros presidentes que por aqui passaram e nada fizeram. O que necessitamos agora é de uma ação contundente por parte da administração!

Portanto, o indicativo é de aumento da mobilização. Necessitamos robustecer a adesão às listas de entrega de funções comissionadas e substituições eventuais (assine aqui) e de não-assunção das mesmas (assine aqui).

As entidades convocam a todos para o Assembleato da próxima terça-feira, 18 de janeiro, a partir das 10h. A programação do dia nacional de protesto terá manifestação em frente ao edifício-sede do BC em Brasília e atividade virtual para todas as praças.

Sua participação será decisiva!

Confira Edital de Convocação abaixo.

Link para acesso ao evento virtual:

https://us02web.zoom.us/j/83525513362?pwd=dExNaDROL282Y2xUbi9uM0M1bzNRdz09

(ID da reunião: 835 2551 3362 – Senha de acesso: 827048)

Edital

SINAL – SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO, PROMOÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA DA MOEDA E DO CRÉDITO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL

O presidente do Conselho Nacional do SINAL, no uso de suas atribuições, conforme previsto no Capítulo III, Seção II, art. 27, e Seção III, arts. 30, alínea “j”, e 31, alínea “c”, do Estatuto e no Capítulo IV, Seções II e III, do Regimento Interno, convoca a categoria para a Assembleia Geral Nacional (“Assembleato”), presencial e virtual, a realizar-se simultaneamente no dia 18 de janeiro de 2022, das 10h às 12h, com a seguinte ordem do dia:

1.Informes sobre a mobilização; e

2.Protesto contra o não atendimento das nossas reinvindicações salariais por parte do Governo.

A AGN na forma presencial, acontecerá na área pública em frente ao 2º subsolo do Ed. Sede do BC em Brasília.

A AGN na forma virtual será realizada por meio da plataforma Zoom – link de acesso à sala de debates:

https://us02web.zoom.us/j/83525513362?pwd=dExNaDROL282Y2xUbi9uM0M1bzNRdz09

(ID da reunião: 835 2551 3362 – Senha de acesso: 827048)

Cópia do presente Edital e informações complementares poderão ser obtidas nas Seções Regionais do Sinal.

Brasília, 11 de janeiro de 2022.

Fábio Faiad Bottini
Presidente

Edições Anteriores
Matéria anteriorServidores do BC debaterão as listas de entrega das comissões e das substituições nesta quinta. Participe!
Matéria seguinteAGN – Assembleia Geral Nacional