Edição 040 – 31/03/2022

REAJUSTE SALARIAL: É O MOMENTO OPORTUNO…DE UMA GREVE!

Reajuste Salarial, Já, para Todos os Servidores Públicos,
da Ativa e Aposentados!!!

É O MOMENTO OPORTUNO…DE UMA GREVE!

A opção pela decretação da Greve pelos Servidores do Banco Central não foi uma decisão fácil ou leviana.

Pelo contrário, foi fruto do desânimo e da revolta que se abateu sobre a Categoria com o desleixo sobre as nossas Reivindicações.

Neste sentido ela cumpre os pré-requisitos de um Movimento de Luta:

Ela é justa porque é tomada em plena Campanha Negocial, após 3 anos sem qualquer Reajuste Salarial pelo Governo Federal.

Ela é oportuna pois confere ao atual Governo a chance de reavaliar uma tomada de decisão desastrosa que seria a de conceder Reajuste exclusivamente para um pequeno grupo de Servidores ligados à sua base de apoio político.

Ela é necessária para que a Categoria mostre a sua determinação em ter sua Pauta Remuneratória e Não Remuneratória levada a sério pela Diretoria da nossa Instituição.

A partir da decisão de uma Greve começa o trabalho duro de mostrarmos a responsabilidade e resiliência do nosso Movimento:

As atividades devem ser discutidas para que as Essenciais sejam reconhecidas e preservadas;

O canal de comunicação com a Alta Administração oferece uma excelente oportunidade para reavaliarmos os próximos passos para o encaminhamento da nossa Pauta Não Remuneratória, pois temos certeza que os estudos do DEPES sobre a Carreira integram uma atividade indispensável para a nossa Categoria;

Temos também a oportunidade de avaliarmos e discutirmos a forma como o Teletrabalho se desenvolve no Banco Central, pois Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) também é essencial para o Servidor.

A avaliação do Movimento e suas repercussões é uma atividade diária, assim como o convencimento dos Colegas que porventura se mostrarem reticentes quanto a um eventual corte de ponto.

Embora não subestimemos este problema, é importante frisar que o risco provocado pela inércia da Categoria em um ponto nevrálgico da nossa Campanha Negocial pode trazer repercussões negativas ainda piores, não apenas para este, mas também para os próximos anos sem Reajuste.

Cabe agora à Diretoria não mais protelar o seu posicionamento sobre que Carreira quer para os Servidores da Instituição.

Somos todos ouvidos.


MODELO DE E-MAIL A SER ENVIADO AO PRESIDENTE DO BANCO,
À DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO E AO CHEFE DO DEPES.

ASSUNTO: REAJUSTE SALARIAL URGENTE!!!
presidencia@bcb.gov.br secre.dirad@bcb.gov.br
gabin.depes@bcb.gov.br

Solicito sua urgente tomada de providências com vistas ao Reajuste Salarial dos Servidores do Banco.

Entramos no terceiro ano sem Reajuste Salarial, frente a uma inflação que só no ano passado superou os 10%.

É de 26,3 salários a perda acumulada de agosto-2010 a outubro-2021.

O Sr., dirigente maior de uma Instituição do Estado Brasileiro tão bem sucedida e premiada, nacional e internacionalmente, não deve fechar os olhos diante da grave erosão salarial de quem produz tais resultados, os Servidores do Banco.

Não dá mais para esperar!

No aguardo de sua urgente manifestação.

ATÉ QUANDO?

O gráfico ilustra a defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5%, em agosto de 2016, 6,98%, em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019, conforme acordos celebrados com o governo.

Ressalta o corrosômetro a estimativa1) da perda salarial acumulada de agosto de 2010 a fevereiro de 2022, em termos de quantidade de salários atuais(cristalizados desde janeiro de 2019), deixados de receber no período.

1) Somatória das defasagens salariais (incluem as do 13º salário) calculadas em cada um dos meses do período, corrigidas pela variação do IPCA acumulado até fevereiro de 2022.

 11 de março de 2022

 


C
LIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE
A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
ATENDIMENTO DURANTE
A PANDEMIA
CLIQUE AQUI
Os Demonstrativos Contábeis de Janeiro-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.
O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br 

Sinal: 1.327 Filiados no Rio de Janeiro, em 31.03.2022

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.
  SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 - Rio de Janeiro (RJ)
 CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br 
Edições Anteriores
Matéria anteriorReunião com BC não trouxe avanços e seguimos rumo a greve
Matéria seguinteHoje é dia de celebração e luta; integre as atividades