Edição 196 – 3/11/2021

Reajuste salarial: Fonacate envia novo ofício ao governo, reiterando o pleito


Há meses, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) vem buscando reunião com representantes do Governo Federal para discutir acerca da possibilidade de um reajuste remuneratório. Infelizmente, até aqui, o Executivo não sinalizou a abertura de uma mesa negocial.

Na última semana, o Fonacate encaminhou novo ofício à Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, solicitando, entre outras coisas, um posicionamento quanto à reposição das perdas inflacionárias de 2019 a 2022, ou seja, referente ao período do atual governo, e ainda aguarda resposta.

Fundamental ressaltar que, para a obtenção de qualquer reajuste no próximo ano, é necessário que, até dezembro de 2021, os recursos sejam aprovados na Lei Orçamentária de 2022. Vale observar também que não será possível uma reposição em 2023, haja vista as restrições impostas pela Lei Complementar (LC) nº 173/2020.

O pleito pela reposição salarial também foi apresentado pelo Sinal à SGP em agosto passado e o Sindicato já solicitou o estabelecimento de tratativas sobre o tema. A postura do Executivo tem mostrado que será necessária uma mobilização mais contundente, de modo a superarmos as barreiras atuais. E o engajamento de todos os servidores será decisivo para respaldar a atuação política do Sinal.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, é preciso que haja uma adesão expressiva à luta contra o arrocho remuneratório, caso contrário veremos nosso poder de compra reduzido ainda mais nos próximos anos. Fique atento e participe. O sucesso desta mobilização dependerá de você.

Edições Anteriores
Matéria anteriorDebate sobre futuro do serviço público marcou Aniversário do Sinal e Dia do Servidor
Matéria seguintePEC 32: DIGA NÃO! À CHANTAGEM DE PAULO GUEDES!!!