Edição 195 – 29/10/2021

Debate sobre futuro do serviço público marcou Aniversário do Sinal e Dia do Servidor


“Não podemos aceitar que, sob o pretexto de reformar, destruam o serviço público desta forma”, afirmou o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, sobre a proposta de reforma administrativa em pauta no Congresso Nacional, durante sua participação na live promovida pelo Sinal nesta quinta-feira, 28 de outubro. A atividade, que teve a mediação do presidente nacional, Fábio Faiad, marcou a comemoração pelo aniversário do Sindicato e o Dia do Servidor Público, somando-se às diversas mobilizações da classe contra as ameaças que afligem o setor.

Na mesma linha do representante do Fonacate, o presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Pedro Pontual, classificou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 como “um ataque deliberado, que desconstrói o conceito de prestação de serviços públicos”.

O presidente da seção regional do Sinal em Brasília, Vicente Fialkoski, em sua intervenção, enfatizou, não só os impactos negativos decorrentes de uma eventual aprovação da PEC 32/2020, mas também os desafios para o futuro dos servidores do Banco Central em face do contexto da pandemia e das novas tecnologias. Ainda, ressaltou o legado de importantes quadros, ao longo da história, que ajudaram a estruturar o BC com vistas às próximas décadas.

Assista ao evento na íntegra aqui.

Homenagem

Ainda por ocasião do aniversário do Sindicato, dois importantes aliados da classe no Congresso Nacional enviaram saudações.

“Eu, que já sou uma veterana, vi os primeiros passos do Sinal. E vejo hoje um grande Sindicato, que floresceu e que, agora, colhe frutos, com grandes quadros nas batalhas em defesa do serviço público”, ressaltou a coordenadora da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). Veja aqui a mensagem na íntegra.

O deputado Professor Israel Batista (PV/DF), que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), falou dos principais alvos da luta dos servidores no momento e destacou a importância da parceria do Sinal nestes e em outros enfrentamentos. “A batalha tem sido árdua, cansativa, mas é gratificante saber que nós não estamos lutando sozinhos”, pontuou. Assista ao vídeo na íntegra aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorViva o Dia do Servidor Público!
Matéria seguinteReajuste salarial: Fonacate envia novo ofício ao governo, reiterando o pleito