Edição 127 - 21/09/2004

Analista do BC lança trabalho de fôlego sobre o Mercado de Derivativos

ÿ

(Assessoria de imprensa do SINAL)

O SINAL est  atento aos trabalhos acadˆmicos produzidos por funcion rios do BC e, em fun‡Æo disso, est  criando o Prˆmio Paulo Roberto de Castro para estimular os profissionais do banco que desenvolvem pesquisas ligadas aos interesses da institui‡Æo. Seu regulamento, que prevˆ a premia‡Æo de trabalhos in‚ditos, ser  brevemente divulgado aos servidores.

Sabemos que alguns colegas tˆm desenvolvido, ou pretendem desenvolver, v rias teses, da¡ a inten‡Æo de premiar novas produ‡äes. Se vocˆ tem algum trabalho in‚dito, apresente-o quando lan‡armos o prˆmio; se vocˆ, por‚m, j  publicou algum, envie-nos informa‡äes a respeito, que divulgaremos aqui.

Um trabalho de qualidade, j  transformado em livro, ‚ o do analista Andr‚ Cabral Marins. Ele acaba de lan‡ar, pela AMS Editora, "Mercados Derivativos e An lise de Risco", um trabalho de mais de mil p ginas que disseca as pr ticas operacionais desses mercados. Foi desenvolvido a partir de apostilas elaboradas para cursos ministrados ao longo dos £ltimos dez anos e destinados tanto a profissionais de mercado quanto a pessoas que nÆo tinham tido qualquer contato com os temas abordados.

O objetivo da obra, dividida em dois volumes, ‚ o de propiciar nÆo apenas o aprendizado e a aplica‡Æo das estrat‚gias de administra‡Æo de risco, mas tamb‚m a compreensÆo das motiva‡äes que levam os diversos agentes econ“micos mundiais a transacionarem trilhäes de d¢lares por ano em derivativos.

 uma tarefa de vulto a que se propäe o autor, dada a complexidade dos derivativos. Criados originalmente para proteger as empresas contra flutua‡äes adversas de pre‡os, esses produtos se tornaram mais constantes com o crescimento do com‚rcio mundial e a globaliza‡Æo da economia.

Apesar dessa nobre fun‡Æo, os derivativos tamb‚m podem ser investimentos de alt¡ssimo risco, principalmente quando estÆo em jogo as posi‡äes de compra e de venda nas vari veis d¢lar e juros, nas quais as institui‡äes financeiras geralmente mantˆm os maiores volumes de posi‡äes, e, tamb‚m, devido ao fato de essas vari veis freqentemente apresentarem saltos em suas volatilidades. Ali s, foi o crescimento do mercado de derivativos uma das razäes do famoso Acordo de Basil‚ia, que obrigou as institui‡äes financeiras, em todo o mundo, a manterem um patrim“nio l¡quido ajustado em valores compat¡veis com o grau de risco das suas opera‡äes ativas.

O trabalho do analista do BC aborda os temas de mercados derivativos e de risco de mercado com enfoques objetivo e pr tico, sem, entretanto, se descuidar do rigor l¢gico, indispens vel … compreensÆo dos temas de forma aprofundada.

Andr‚ Marins estudou Economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Escola de P¢s-Gradua‡Æo em Economia da Funda‡Æo Get£lio Vargas – RJ (EPGE), onde defendeu tese de mestrado na  rea de risco de mercado. Funcion rio do Bacen desde 1992, atuou nos Departamentos de Fiscaliza‡Æo (atual DESUP) e de Mercado Aberto, e atualmente est  alocado no Departamento de Liquida‡äes Extrajudiciais.

Durante esse per¡odo, Marins esteve cedido … ComissÆo de Valores Mobili rios durante quatorze meses, onde trabalhou sete meses como superintendente de mercados e de intermedi rios e sete meses refazendo as normas de mercado daquela autarquia.

Vem ministrando cursos em n¡vel de p¢s-gradua‡Æo sobre mercados derivativos, an lise de risco, mercado aberto e mercado de cƒmbio desde 1993, principalmente nos cursos de MBA da EPGE/FGV, e em cursos do Banco Central e da Associa‡Æo Nacional das Institui‡äes de Mercado Aberto (ANDIMA).

 poss¡vel baixar o sum rio e o Cap¡tulo 1 do livro no site abaixo: www.derivativoserisco.com.br

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorVOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL
Matéria seguinte20ª ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA DO SINAL: SEJA BEM-VINDO!