No dia 14: assembléias em todo o Brasil
Na próxima quinta-feira, o funcionalismo, reunido, terá a oportunidade de "palpitar" sobre a pauta da Campanha Salarial 2005.
Tirada na 20ª AND, ocorrida em novembro passado, ela já foi divulgada em detalhes no Boletim nº 8/05, de 21.2.05 (no site – www.sinal.org.br – clique em Informativos – Apito Brasil).
Resumo dos pontos aprovados na AND:
– valorização do PASBC (aporte de recursos, melhor gerenciamento etc)
– reajuste linear de 57,64 %
– alterações no PCS (AE de 10% e GABC de 72% para todos, incorpo ração de GQ de 5% ao VB em todos os níveis, não aceitação da GD, entre outros itens)
– modernização do cargo de técnico do Banco Central
– reenquadramento (dos servidores que prestaram concurso até 2000, inclusive)
– diárias e indenização de transporte (correção dos valores hoje vigentes)
– cláusulas não econômicas (flexibilização/redução de jornada, volta do AA, reversão de LP convertida em espécie, desde a posse no BC até o ingresso no RJU etc).
Muito desse conteúdo, e algumas sugestões, já vêm sendo debatidas com os representantes do SINAL, nas visitas que fizeram nos últimos dois meses a todas as regionais (em Brasília, esses encontros deverão acontecer no dia 13).
Os colegas de todo o Brasil, até o dia 14, poderão levantar os pontos que desejam ver pautados para a Campanha Salarial 2005. Apresentados nessas assembléias, eles serão discutidos e submetidos à votação dos colegas.
Num segundo momento, no dia 19, serão levados à Assembléia Nacional, para consolidação da pauta. Identificados e unificados os interesses, teremos a pauta que norteará os procedimentos do SINAL ao longo da Campanha de 2005.
Mais de 35% dos filiados ao SINAL votaram nas recentes eleições para o sindicato, a despeito de somente ter havido disputa em Brasília. Se você contar que metade desses filiados é aposentada, você pode concluir o peso da votação.
Ele demonstra, com certeza, que você quer ser bem representado. Quer um sindicato que traduza corretamente seus interesses, e os conduza corretamente a uma campanha vitoriosa.
Venha então para as assembléias regionais munido de sugestões e argumentos pró ou contra. O espaço correto de participação é esse: todos reunidos com o sindicato para endossar, ou criticar as propostas que forem apresentadas.
Vá ao site, releia o Apito Brasil que transcreveu a Pauta da AND. Analise os ítens contemplados, veja com quais você se identifica, ou não, e porquê.
A despeito de interesses particulares nesta ou naquela questão, o conjunto da pauta interessa a todos. Você ouve a opinião alheia, conhece interesses que não os seus, avalia todos os pleitos e vota por uma pauta que realmente reflete os anseios do funcionalismo.
Para tomar parte na Campanha, o "pontapé" inicial é conhecer bem a pauta. E ela será tanto mais legítima quanto mais corresponder à sua expectativa.
Participe da sua assembléia – o fórum correto para uma definição de pauta anual.
E seja muito bem-vindo !