Edição 0 - 06/05/2005

Assembléia Nacional: a demora na divulgação da votação

O SINAL informa ao funcionalismo que ainda se encontra “fechando” o balanço da votação dos itens da Pauta/2005, colocados na AGN do último dia 28 de abril.

Isso se deve a vários fatores.  A pauta era longa:  exatamente 73 pontos deveriam ser apresentados para votação.  Algumas regionais enviaram seus resultados bem rápido, outras demoraram mais a fazê-lo.  Os textos de algumas alíneas foram mudados em algumas regionais.  Outras fizeram votação dos itens em bloco (não ponto a ponto).  Houve regional que não fez assembléia. Uma regional acrescentou e votou alíneas que não havia na pauta, quando a assembléia objetivava apenas deliberar sobre as já existentes.

Aconteceram, portanto, dificuldades adicionais ao que deveria ser uma simples soma de votos. A Direção do SINAL tem agora que buscar compatibilizar cada exceção para, finalmente, apresentar o que foi a vontade da maioria. 

Reiteramos aos colegas o exercício permanente, pelo SINAL, da responsabilidade sobre o que divulga.  Nem sempre o sindicato pode atender prontamente – dando respostas exatas – a uma demanda que reconhece no funcionalismo. 

Muitas vezes, há que se buscar a fonte de uma notícia que pode não passar de boato.  Noutras, não faz sentido falar sobre o assunto sem prestar amplo esclarecimento, o que pode embutir uma consulta jurídica, por exemplo, que não fica pronta de um dia para outro.

Temos a preocupação de informar bem.  Isso implica saber bem um assunto.  Muitos colegas podem desconhecer o fato, mas somos diariamente procurados por filiados que querem informações sobre “n” assuntos. Desde percentual de participação em eventos do PASBC, até “recálculos” para saber se as contas da CENTRUS estão certas.

O SINAL não tem respostas prontas para tudo.  Ele se propõe a abraçar as causas do funcionalismo, e tem feito isso ao longo do tempo.  As causas são muitas, suas implicações e desdobramentos sobre cada funcionário podem ser muitos mais.  Daí que responder qualquer coisa, para demonstrar agilidade e uma super-eficiência, seria falso.

Buscamos sempre responder/informar no menor tempo possível, porque sabemos da urgência que algumas questões envolvem.  Não podemos, porém, ser irresponsáveis.  Temos consciência de que a melhor informação é a informação exata.

Lembramos que o informativo distribuído pela manhã em algumas regionais, sob o título “Pauta Aprovada em Brasília”, corresponde, como o próprio nome diz, ao resumo dos itens aprovados na assembléia daquela regional. A verdadeira pauta salarial dos servidores do BC, aquela votada em todas as regionais, deverá ser divulgada no início da próxima semana.  

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCentrais de Atendimento ao Público (CAP´s)
Matéria seguinteChamada para a ação do financiamento imobiliário