Edição 56 - 15/06/2005

Não dá mais para abafar

Foi assim desde 1500.  Uns poucos apadrinhados dos donos do poder dividindo o butim, fosse em governos gerais ou capitanias hereditárias.

Temos vinte anos de uma “democracia” instalada, duramente conquistada depois de outros vinte de ditadura militar.  Esperava-se, portanto (ingenuamente?), coisa melhor na condução do país por um governo “do povo”.

As declarações de Roberto Jefferson, apesar de teatralmente “vestidas para matar” em sua eloqüência e gestos, ainda conseguem espantar o país.  Depois de tantos e tantos escândalos, dos tantos governos que na capital federal se têm instalado, a indignação é grande.

Na Brasília sem esquinas, os parlamentares locais talvez não possam entender a dimensão do estrago.  Isolados numa corte, com mordomias palacianas oficiais (“e extras”), o povo já lhes é figura distante.  Até as cidades no entorno da capital do Brasil são “satélites”.  Não à toa.

No entanto, pelo Brasil onde há botecos, jornaleiros e esquinas, o assunto desta manhã é a suposta podridão do parlamento nacional.  E o clamor, ainda surdo, por uma apuração rigorosa de fatos (supostos mas não improváveis) que colocam em xeque, mais uma vez, a direção do país, não tardará.

O Presidente do Supremo, Nelson Jobim, declarou que confia nas instituições democráticas e no Parlamento para deslindar a crise. 

Espera-se que restem dos escombros representantes decentes que possam fazê-lo.  Porque, a esta altura, restaurar a confiança do povo é fundamental.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA IMPORTÂNCIA DAS EMENDAS NA LDO
Matéria seguinteAPITO CARIOCA ENCAMINHADO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS