Edição 27 - 27/06/2005

A palestra da última quinta-feira mostrou que, se nós não fizermos nada, o PASBC vai quebrar!

No dia 23 de junho, às 10h, no Auditório Maior do BC, foi realizada uma palestra sobre o PASBC. Ministrada pelo presidente regional do SINAL-RJ, Sérgio Belsito, e pelo integrante do Comitê Gestor do PASBC, Jarbas Athayde, a palestra contou com a presença de, aproximadamente, 70 (setenta) pessoas.

Infelizmente, o que os participantes tiveram que ouvir não foi nada agradável. O PASBC está em situação muito ruim, com déficit financeiro crônico e outros problemas. Na palestra, os integrantes do SINAL e do Comitê Gestor enumeraram as 3 (três) principais dificuldades pelas quais o PASBC está passando:

1. O BC não aporta o montante de recursos necessário para o Plano de Saúde por causa do contingenciamento do governo federal – Na campanha salarial de 2004, conseguimos alterar a lei 9.650/98, passando a haver um dispositivo legal dizendo que o BC pode aportar recursos ao PASBC. Precisamos, agora, alterar a lei 9.650/98 para haver um dispositivo legal determinando que o BC deve aportar recursos quando necessário;

2. As mudanças no gerenciamento do PASBC, sugeridas há muito tempo, ainda não foram contempladas pelo BC – Agora, o Banco quer implementar, simultaneamente, algumas mudanças gerenciais e o aumento do valor pago pelos servidores ao PASBC. O SINAL-RJ e os dois representantes do RJ no Comitê Gestor do PASBC são totalmente contrários a discutir aumento de contribuição antes de implementar as mudanças gerenciais necessárias;

3. A atual estrutura organizacional do PASBC é inadequada – Entre outras coisas, faltam servidores em algumas praças para trabalhar com o PASBC e os que estão atualmente trabalhando atuam muito mais na parte operacional do que na parte de planejamento e gestão.

Por fim, falou-se sobre o Voto que foi sugerido pelo Grupo de Trabalho no RJ ao Comitê Gestor do PASBC para a reestruturação completa do nosso Plano de Saúde (já disponível para consulta no Portal Sinal, no endereço: http://www.sinal.org.br/pasbc_1.asp). Cada participante saiu do evento com a nítida impressão de que o PASBC vive um momento de decisão e de que está na hora de lutarmos ainda mais pelo que é nosso!

         SINAL-RJ

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorOs gerentes do BC são os responsáveis pela catraca?
Matéria seguinteA CAMPANHA SALARIAL E A QUESTÃO ORÇAMENTÁRIA