Edição 0 - 20/12/2002

Alencar: juros são um assalto

Janaina Vilella – Jornal do Brasil – 20/12/2002

Vice-presidente eleito, tamb‚m empres rio, faz alerta sobre transferˆncia de renda do setor produtivo para o financeiro O vice-presidente eleito, Jos‚ Alencar (PL), disse ontem que as taxas de juros cobradas dos consumidores sÆo ‘um assalto’. – Os juros de 8% ao mˆs, ou 150% ao ano, cobrados dos clientes sÆo um desprop¢sito. Mais do que isso, um assalto. Nunca houve, na hist¢ria do Brasil, transferˆncia de renda tÆo grande em benef¡cio do sistema financeiro – disse Alencar em palestra na Confedera‡Æo Nacional do Com‚rcio.

Alencar, que tamb‚m ‚ empres rio, dono da Coteminas, um dos maiores grupos tˆxteis do Brasil, criticou os juros cobrados dos comerciantes em descontos de duplicatas, que ficam entre 2,5% e 3% ao mˆs. Segundo ele, as taxas no Brasil chegam a ser 20 vezes maiores do que nos Estados Unidos, o que provoca uma competi‡Æo desigual ‘que come‡a no custo de capta‡Æo do pa¡s’.

Com rela‡Æo … decisÆo do Comitˆ de Pol¡tica Monet ria de elevar a taxa Selic de 22% para 25%, Alencar considerou que a medida nÆo dever  ‘pesar ainda mais no bolso do consumidor’.

– A taxa de juros cobrada do consumidor ‚ tÆo elevada que provavelmente nÆo vai alterar em nada as opera‡äes de cr‚dito. NÆo vai servir como sinal para arrefecer qualquer tipo de demanda. NÆo ‚ nenhum fator desta infla‡Æo que est  ai, que ‚ resultado da taxa de cƒmbio.

Alencar considerou ainda que o governo est  adotando uma pol¡tica monet ria restritiva de taxa de juros elevadas para combater a infla‡Æo.

– Pode ser que isso sinalize ao mercado que h  uma vontade em evitar a qualquer custo e pre‡o que a infla‡Æo suba.

Segundo Alencar, a sa¡da para taxas de juros menores ‚ o crescimento das exporta‡äes, com super vit comercial de US$ 25 bilhäes ao ano.

– NÆo ‚ dif¡cil, mas isso demora. NÆo pode ser como uma lƒmpada de Aladim.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorFELIZ NATAL
Matéria seguinte“Os passos da reforma da previdência no governo do PT”