Edição 70 - 21/07/2005

O ASSEMBLE-ATO FOI UM SUCESSO

mais de 500 colegas mobilizaram-se ontem
em todo país, apesar das férias, da chuva e do frio. 

A presença do funcionalismo foi maciça, mesmo estando o Banco esvaziado pelo período de férias.

O frio (“zinho” ou “zão”, dependendo do Estado) não espantou os participantes dos assemble-atos em todo o Brasil.  À custa de chimarrão em POA, chocolate quente em Beagá e muito café nas outras regionais, o pessoal colaborou com participação ativa e muita esperança no movimento do funcionalismo.

– Em Belém, o assemble-ato se deu com um lanche a partir das 15h e contou com a participação de 11 colegas.  Discutiram-se os rumos da campanha salarial no atual cenário político brasileiro, os problemas do FASPE, a questão da ação do financiamento imobiliário e a necessidade de mobilização da categoria.

– Em Belo Horizonte, de noventa servidores presentes, 74 se mobilizaram das 9 às 11 da manhã, no embalo de café com música.

– A assembléia de Brasília contou com a presença de aproximadamente cem funcionários e desenvolveu-se em clima bastante harmonioso. Ficou a sugestão para conseguirmos a reabertura da mesa o mais rápido possível.

– De Curitiba, chega-nos que o assemble-ato foi um sucesso.  Os presentes foram 36, mais dois do Rio de Janeiro que estavam na cidade.  Durou das 9 h às 10h30min, acompanhado de um café-da-manhã bem quente.

– Num café-da-manhã com tapiocas molhadas pela forte chuva e fechamento do portão do Mecir das 8 às 10h, trinta servidores participaram do assemble-ato em Fortaleza.  O quórum foi prejudicado pelas férias, mas o evento contou com a presença de diretor da  Unafisco convidado pelo SINAL regional, que enriqueceu o debate sobre política econômica e política salarial do governo para os servidores públicos federais.

– O de Porto Alegre durou toda a manhã, regado a chimarrão e chocolate quente. Mais de trinta pessoas assinaram a lista de presença, número muito bom tendo-se em vista o período de férias.

– Recife distribuiu sacolas e sorteou camisas no café-da-manhã que começou às 9h e foi até por volta das 11h: foram 47 as assinaturas na lista de presença.

– No Rio de Janeiro houve dois atos, em função das peculiaridades de horários do Mecir. Lá, o SINAL esteve com cerca de vinte funcionários das 8 às 9h30min no auditório, já que uma chuva forte entristecia a cidade.   No edifício-sede do BC, 84 servidores se reuniram das 14 às 15h.

– Os vinte funcionários de Salvador presentes ao assemble-ato  aprovaram nova Assembléia, para a próxima terça-feira, dia 26/07/05, com indicativo de paralisação por duas horas, deliberando também que essa proposta seja levada às demais Regionais e ao Conselho Nacional, objetivando uma uniformização do movimento.

– Mais de cem colegas estiveram participando do café-da-manhã em Sampa.  Animado por música, bolas coloridas e faixas especialmente confeccionadas para o momento, o assemble-ato se estendeu das 8h30min às 10h da manhã.

Repassando duas das principais razões para ir à luta:

 – PASBC – queremos uma solução definitiva para o Programa. Já pagamos cerca de 80% do custo e não aceitaremos mais nenhum aumento na mensalidade, muito menos arcar com déficits. A direção do BC deve honrar o acordo que encerrou a greve de 2004, aportando recursos sempre que necessário e melhorando a gestão do PASBC.  

REAJUSTE SALARIAL – está provado: o Governo só funciona sob pressão. As únicas categorias que receberão algum reajuste, e somente a partir de 2006, só o conseguiram depois de uma forte mobilização nos últimos meses. Acomodar-se agora significa ficar DOIS ANOS sem qualquer reajuste. Vamos jogar no lixo todos os esforços das vitoriosas Campanhas Salariais de 2003 e 2004? NÃO, VAMOS À LUTA!!!

SE COMEÇAMOS COM 500, QUANTOS SEREMOS EM UM MÊS? MILHARES!!!!!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorHoje, entre 14 e 15h, assemble-ato na ADRJA
Matéria seguinteREAJUSTE SALARIAL EM 2005: A MOBILIZAÇÃO CONTINUA! / FESTA NO SINAL: 04/8/05