Edição 102 - 30/09/2005

Reunião dos dirigentes sindicais com os Chefes de Departamento

As Chefias de Departamento chamaram para uma reunião, anteontem, os representantes sindicais do funcionalismo do BC, no Fórum que esse segmento do Banco mantém para discutir questões institucionais.

Solicitou-se na ocasião, aos sindicatos, o relato de quanto já foi levado, das reivindicações dos servidores do BC, às instâncias governamentais envolvidas na Campanha 2005.
Exposição minuciosa foi feita. Solicitou-se, após, seu efetivo engajamento na defesa das questões salariais do funcionalismo. Por definição, elas também lhes interessam, tanto pelo lado institucional – ter sob sua direção e responsabilidade funcionários satisfeitos – como pelo particular, na medida em que os ga-nhos salariais obtidos com a Campanha 2005 lhes serão estendidos.

A intenção dos componentes do Fórum é levar ao Presidente Meirelles a voz de seus funcionários. É uma tentativa de, entre outras questões, solucionar o impasse causado pela recusa do governo em apresentar uma proposta de PCS que seja mais plausível aos olhos dos servidores.
As chefias deixaram claro que não estavam assumindo uma postura formal de negociadores, mas tão-somente pretendendo levar ao Presidente suas considerações sobre este momento.
A expectativa dos sindicalistas é de que ponderem, em favor do funcionalismo e da Instituição, sobre o desgaste de uma greve tão mais prejudicial aos dois lados quanto mais extensa se tornar.

Que ponderem sobre os riscos em que esses dois lados incorrem, estando o Banco e o Governo entrincheirados numa recusa que só alimenta o impasse.
Este é um momento especial na vida do Banco. O resgate do orgulho funcional é hoje a palavra de ordem do funcionalismo, indignada com o tratamento que há anos vem sendo dado às suas questões internas.

Os Chefes de Departamento continuaram reunidos durante o dia de ontem, e devem convidar os sindicatos para novo encontro, hoje.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA resposta está dada
Matéria seguinteAvançamos, mas ainda vamos à Mesa