Edição 75 - 21/07/2006

Entendendo a AND (3)

 

Depois de explicarmos o que é, quais os objetivos e quais são os membros que compõem essa Assembléia, nas edições 1 e 2 do Entendendo a AND, vamos agora saber o que são as Plenárias e os grupos de trabalho, e sua importância para o evento.

8) O que é a Plenária?

A Plenária é o órgão máximo e soberano da AND e é composta por todos os delegados credenciados, cada qual com direito a um voto (vedado o voto por procuração).

9) Quando se reúne a Plenária na AND?

  1. quando da abertura da Assembléia: para eleger sua Mesa Diretora (esta definirá, entre os eleitos, um Presidente, um Relator e um Secretário);

  2. quando da exposição dos trabalhos dos grupos temáticos: para ouvir o Relator do tema e deliberar sobre as propostas emanadas de cada grupo.

10) De que forma atua a Plenária?

Seguindo um ritual em três fases:

  1. ouvindo a exposição do relatório dos grupos de trabalho,

  2. discutindo sobre os temas de cada grupo e

  3. votando as propostas deles emanadas.

11) O que são os grupos de trabalho?

São grupos formados pelos delegados, natos e eleitos, para estudo e elaboração das propostas da AND, que são apresentadas previamente à organização da Assembléia. O delegado que coordenou a fase preliminar de discussão do tema comporá, obrigatoriamente, o grupo de trabalho que tratar da matéria.

12) Como é formado o grupo de trabalho?

Uma vez instalados os grupos, seus membros escolhem entre si um presidente, um secretário e um relator. Os demais contribuem nas discussões que serão levadas a cabo.

13) Quantos delegados deverão ser eleitos pelo funcionalismo para compor a XXI AND, observada a proporcionalidade de filiação (um para cada cem filiados ou fração, com um mínimo de três por regional)?

Sessenta e cinco delegados. Abaixo, você verá o quadro respectivo.
 

Delegação das
regionais na XXI AND

Regional

Nº de filiados

Delegação proporcional

Belém

83

3

Belo Horizonte

351

4

Brasília

1140

12

Curitiba

274

3

Fortaleza

194

3

Porto Alegre

340

4

Recife

262

3

Rio de Janeiro

1682

17

Salvador

190

3

São Paulo

1203

13

Totais

5719

65

Agora, só falta você participar da XXI AND:

  • candidatando-se a delegado, ou ajudando a eleger um candidato da sua regional que esteja disposto a contribuir positivamente.
     

  • dando sugestões sobre os temas, dirigindo e-mails para os coordenadores e colaboradores dos quatro grupos temáticos, ou entrando na nova página que disponibilizaremos para o funcionalismo.

Diversas sugestões já nos chegaram, e as estamos colecionando para levá-las à discussão na Assembléia.

Todas são importantes, e demonstram o começo de um novo tempo para o funcionalismo do BC. Um tempo de participação, depois de uma Campanha Salarial sofrida, em que a solidariedade foi uma tônica e onde prevaleceu o sentido da necessidade de estarmos todos juntos para buscar um caminho melhor para a Instituição e para nosso futuro.

Engaje-se, apresente-se. Sessenta e cinco pessoas serão eleitas pelo funcionalismo no início de agosto. Seja uma delas, e ajude-nos a ajudar o BC.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAGENDA DO SINAL:
Matéria seguinteMudanças no PASBC/RJ