Edição 90 - 01/11/2006

Futuro do trabalho na ExpoManagement

A MODERNIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO GANHAM ESPAÇO NO MEIO EMPRESARIAL – CONFIRA NO ARTIGO ABAIXO:

Jeffrey Joerres, CEO e presidente da Manpower Inc., realizará palestra sobre futuras condições do mercado de trabalho no cenário mundial e na América Latina.

A Manpower, líder mundial no segmento de recursos humanos, participa da ExpoManagement 2006, que acontece entre 6 e 8 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em sua 6ª edição no Brasil, estima-se que o evento terá 17 mil visitações nos três dias.

Pela primeira vez no Brasil, Jeffrey Joerres, CEO e presidente da Manpower Inc., abordará o futuro do trabalho no mundo e na América Latina, principalmente como superar o obstáculo diário que as corporações em todo o mundo enfrentam atualmente – a escassez de talentos. De acordo com pesquisa mundial da Manpower, 40% dos empregadores têm dificuldades em recrutar mão-de-obra qualificada, em todos os níveis. Outro estudo realizado sobre a disponibilidade de profissionais qualificados e seu impacto na inflação salarial revela que 25% das corporações pagam atualmente salários mais altos em relação ao mesmo período do ano passado, em razão da falta de talentos encontrada no mercado

Jeffrey destacará alguns aspectos que influenciarão cada vez mais o cenário do mercado de trabalho – fatores demográficos globais, complexidade e impacto da globalização, mudança nas atitudes dos profissionais, efeitos do aumento da produtividade e da implementação de novas tecnologias sobre a força de trabalho, transformações nas práticas de gestão e ações para reter profissionais.

Para Augusto Costa, diretor-geral da Manpower no Brasil, a visita de Jeffrey Joerres na ExpoManagement mostra que o Brasil está cada vez mais no radar dos empregadores e dos gestores de Recursos Humanos. "Este é um passo importante para o amadurecimento do mercado brasileiro de recrutamento profissional e para a Manpower. Estamos em um momento de expansão da empresa e de sua consolidação no Brasil", destaca.

Desafios na América Latina

Em palestra na ExpoManagement, o executivo norte-americano também avaliará a situação na América Latina. Em 2015, a região terá dez das 60 maiores cidades do mundo, e sua população rural representará menos de 20% do total. De acordo com pesquisa da Manpower, haverá um aumento proporcional da classe média urbana com educação superior, capacidade de compra, acesso à moradia e ao mesmo tempo grandes aspirações. A pressão para a geração de empregos será intensa e, se não houver oferta suficiente, esse grupo social fará parte da economia informal, gerando problemas estruturais que prejudicarão o crescimento, os serviços públicos e as pensões a longo prazo.

A região também enfrentará o grande desafio do emprego das gerações mais velhas, assim como a necessidade de prover uma educação que fecha a dupla brecha digital e de integração internacional. Em 20 anos, a América Latina será a segunda região de maior crescimento, superada apenas pela África. Apesar da intensa mudança demográfica global, a importância da população latino-americana no mundo se manterá. A população da América Latina aumentará 13%, enquanto que a população mundial crescerá 12%. (www.rhcentral.com.br )

Sobre o evento

Considerado o maior evento de gestão do país, a ExpoManagement, uma realização da HSM, aborda tendências e conceitos que estão revolucionando o mundo dos negócios, além de gerar oportunidades de relacionamento entre os participantes. 6ª ExpoManagement – www.expomanagement.com.br .
Data: 6, 7 e 8 de novembro – Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorIsenção de CPSS sobre parcelas não incorporáveis
Matéria seguinteRECOMPOSIÇÃO JÁ! A PALAVRA ESTÁ COM A DIRETORIA DO BC