Edição 121 - 13/11/2006

Encontro com o Diretor Gustavo Matos do Vale em 10.11.06

 

 

Numa reunião de que também participaram a Chefe do Depes, Miriam de Oliveira, e funcionários de Curitiba, o Diretor Gustavo fez um histórico de sua passagem pela cidade. Disse que ali começou sua carreira no BC e iniciou sua família, e relembrou a história dos prédios ocupados pela regional do BC.
 

Reforço das regionais

Afirmou que a construção do prédio demonstra a intenção do Banco de fortalecer as regionais. Pretende-se construir uma sede em Salvador, um prédio para o Mecir no Rio de Janeiro, e alugar instalações para o Mecir em Porto Alegre.
 

Estruturação futura do BC

Existe ainda o propósito de descentralizar atividades para as regionais segundo suas potencialidades – citou como exemplo a informática em Recife. A esse respeito, informou sobre a contratação de consultoria externa para realização de diagnóstico, a ser levado em conta em futura estruturação do BC.

Lembramos-lhe os resultados desanimadores de experiências passadas (Boucinhas, KPMG etc), quando se tentou alguma mudança na estrutura, e foi um verdadeiro desastre. A resposta do Diretor Gustavo foi de que o Banco havia aprendido muito com essas experiências, e não seguiria pelo mesmo caminho.

O SINAL cobrou a realização de estudo de distribuição jurisdicional das dependências do BC, para solucionar problemas de concentração de determinadas áreas.

O Diretor concordou com as colocações a respeito, aduzindo que essas questões seriam objeto de estudo, provavelmente a ser realizado pela consultoria contratada.
 

Equiparação salarial às carreiras congêneres

O SINAL enfatizou a cobrança da equiparação salarial às outras categorias, melhor contempladas logo após o fechamento de nossa última campanha, com a mudança repentina de critérios de reajuste do governo.

Refizemos um histórico da campanha longa e difícil, e cobramos da cúpula do Banco empenho similar ao das direções de outros órgãos mais agraciados do que o BC.

O Diretor respondeu que tudo isso ocorreu devido à mudança do Ministro da Fazenda, e que certamente o Presidente iria participar da nova costura política para obter a nossa equiparação. Disse que recentemente esteve reunido no Ministério do Planejamento (com Sérgio Mendonça) tratando desse assunto.

Admitiu que estão realizando estudos na busca da equiparação ou recuperação dessas diferenças, e preparando informações para convencer as autoridades do MPOG, que estão convencidas de alguns parâmetros equivocados em relação aos salários do BC.

Pontos de pauta que não têm sido contemplados

Lembramos alguns pontos de nossa pauta nessa situação: aumento nas diárias, vale-refeição, indenização de transporte, AE, estudos de plano de carreiras etc.

A Chefe do Depes respondeu que tem tratado desses temas junto ao Ministério do Planejamento, mas nosso atrelamento aos demais funcionários públicos do Poder Executivo impede uma solução particular para o BC.

De toda forma, informou serem esses assuntos levantados em todas as oportunidades, e haver indicações de que o Governo pretende, neste próximo mandato, reduzir a política de aumentos salariais e incrementar essas verbas indiretas (diárias, vale-refeição, indenização de transporte).
 

Compromissos assumidos pelo
Diretor Fleury, que está de saída

O Diretor Gustavo reafirmou o cumprimento de todos os compromissos assumidos por Antônio Fleury .

  1. GQ: cobramos solução quanto à última classificação da GQ. Reclamamos não termos sido atendidos na dilação do prazo para recursos, além da falta de resposta quanto ao relatório preparado pelo GT do SINAL para o tema. A Chefe do Depes disse que não podia dilatar o prazo e que o nosso relatório está sendo estudado.
     

  2. Encontros SINAL/Jurídico do BC: solicitamos ao Diretor uma agenda jurídica, com a implementação de rodadas de negociação. O pleito se deve às diversas reivindicações do Sindicato envolvendo aquele Departamento do Banco.  Tanto ações judiciais e possíveis soluções administrativas para finalizar processos em andamento, como Pedidos Administrativos, seriam tratados nessas reuniões.

Informou já haver uma iniciativa do Dr. Siqueira (Chefe do Jurídico do BC), a qual ele apóia integralmente, e já estarem sendo revistos casos que envolvem os aposentados e a Centrus contra o BC.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEntrevista sobre o PASBC
Matéria seguinteInsalubridade: na semana de 6 a 10.11, três encontros sobre a matéria