24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado
Comemoramos, em 27 de outubro do ano passado, o Dia do Aposentado do Bacen, e hoje, 24 de janeiro, o Dia Nacional do Aposentado.
Apesar de a valorização dos mais velhos ser tradicional em algumas civilizações orientais e nos grupamentos humanos no alvorecer do mundo, na cultura ocidental o conhecimento e a experiência acumulados por eles ou se perdem, ou se restringem ao seu círculo mais íntimo.
Esse descaso "enraizado" com os mais velhos se reflete hoje, nitidamente, nas políticas públicas nacionais. As aposentadorias do setor privado tem crescido em função do salário mínimo, que há vários anos tem sido bem maior que a inflação.
Já no Banco Central, em face da nossa política de absoluta observância da paridade, tudo o que veio para os ativos foi para os aposentados.
Assim, quem se aposentou como técnico teve, nesses quatro últimos anos, pelo menos 100% de reposição, enquanto que os analistas, na média, tiveram reposição superior a 50%.
No entanto, o prejuízo maior do aposentado pode não ser o financeiro, e sim o emocional, eis que inúmeras e rápidas mudanças vêm ocorrendo nas relações pessoais e de trabalho, assim como aumentou a expectativa da vida humana.
Portanto, aposentar-se também não mais é o "retirar-se", passivamente, para a frente da TV, ostentando um pijama, nem só ficar tricotando para os netos.
Aposentar-se pode e deve ser UM PRAZER. Reveja seus conceitos, objetivos e horários, incremente suas relações com a família, amigos e vizinhos, e descubra em si novas habilidades e competências.
Receba hoje a nossa homenagem, e pense no que quer fazer doravante. Brinde ao fato de estar presente à vida, dando calor e aconchego a filhos e netos, solidariedade a quem precisa, amparo a desvalidos.
Seu conhecimento, acumulado pela experiência de uma vida inteira, poderá ajudar instituições e pessoas: aproveite o seu dia e pense em mudar o rumo de sua vida.
Você pode, e deve: é só QUERER !
Para os aposentados cariocas:
Sérgio Belsito, Presidente do SINAL/RJ, em parceria com o Programa de Qualidade de Vida da Adrja, está convidando os filiados do SINAL – aposentados e aposentáveis – para uma palestra com a psicóloga Cecília Shibuya no próximo dia 7/2.
A profissional é especialista em projetos pós-carreira, e conhece bem os problemas que afligem as pessoas nesse momento da vida. Você terá muito a ouvir e aprender; portanto, venha.
Ao final do evento, será oferecido um coquetel aos presentes, oportunidade em que todos poderão (re)ver-se, e conversar sobre os temas da palestra … e sobre filhos, netos etc etc etc.