Edição 67 - 02/07/2007

Nova Diretoria Executiva do SINAL: responsabilidade com o mandato, compromisso com a base!

 

Uma importante etapa na vida do SINAL foi concluída na reunião do Conselho Nacional – CN, ocorrida no Rio de Janeiro no último final de semana. Além da eleição da nova Diretoria Executiva (biênio 2007/2009), promoveram-se discussões de temas de grande relevância,  como liberação de dirigentes, verba de representação, campanha salarial e assuntos jurídicos.

O número de participantes dá a dimensão da real importância do evento: além dos 17 membros – natos e efetivos – do CN, outros 22 conselheiros regionais se fizeram presentes, enriquecendo o debate e qualificando o voto das regionais. A participação democrática e livre, prática contínua nas instâncias do Sindicato, foi marcante em todos os três dias de reunião.

Desde a discussão inicial sobre a necessidade de se oferecerem condições efetivas de trabalho aos Diretores Executivos, até à prestação de informes jurídicos, observou-se uma nítida preocupação com a busca contínua de profissionalismo na defesa dos interesses da categoria.

O modelo de debates, inédito na história do SINAL, abrangeu ainda prestação de contas pelo  titular anterior da pasta, apresentação das propostas dos candidatos e sua argüição pelos conselheiros presentes.

A riqueza de propostas e o elevado nível dos debates permitiram amplo esclarecimento das idéias e do posicionamento dos candidatos: nada ficou sem questionamento, nada ficou sem resposta!

O debate entre os candidatos à Presidência – Mário Getúlio Vargas Etelvino, de Belo Horizonte, e David Falcão, de Recife, este concorrendo à reeleição – foi o ponto alto do encontro: durante duas horas e meia, ambos submeteram-se a uma intensa e frutífera sabatina pelos conselheiros presentes. A votação, aberta, foi realizada logo em seguida, tendo David Falcão sido reeleito.

Outra reeleição ocorreu para a Diretoria Financeira: após debates com o candidato Uverlan Rodrigues Primo, de Fortaleza, a Diretora Ivonil Guimarães Dias de Carvalho, de Curitiba, conquistou sua permanência no cargo.

As eleições para as Diretorias (Secretaria, Assuntos Jurídicos, Assuntos Previdenciários, Comunicação, Relações Externas e Extraordinária de Relações Intersindicais)  demonstraram de maneira clara o grau de comprometimento dos candidatos com a categoria, representada, na ocasião, pelos Conselhos Regionais: a apresentação de propostas de trabalho e os respectivos questionamentos não foram dispensados, apesar de ter havido, nesses casos, uma única candidatura.  Os eleitos (*) foram:  

2. Diretor Secretário: Julio César Barros Madeira (RJ)
3. Diretora Financeira: Ivonil Guimarães Dias de Carvalho (Cur)
4. Diretor de Assuntos Jurídico: Luiz Carlos Alves de Freitas (Cur)
5. Diretor de Assuntos Previdenciários: Sérgio da Luz Belsito (RJ)
6. Diretor de Comunicação: Aparecido Francisco de Sales (SP)
7. Diretor de Relações Externas : Mário Getúlio Vargas Etelvino (BH)
8. Diretor de Relações Intersindicais: Paulo de Tarso G. Calovi (BSB) 

(*) O número 1, na foto, é o Presidente Nacional, David Falcão. 

Os cargos cuja natureza demandaria dedicação exclusiva do candidato eleito – recomendando, por isso, liberação de ponto – foram discutidos exaustivamente.  

Na busca de maior efetividade no trabalho sindical – atendimento às novas demandas da categoria, prestação de serviços, fortalecimento do SINAL – foram definidas as liberações dos Diretores mais demandados, assim como dos Presidentes das Regionais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Além disso, no intuito de proporcionar condições de adequado exercício da atividade sindical – que exige compromissos, contatos com autoridades, demandas diárias, deslocamentos e outras despesas – impondo, por vezes, até mesmo prejuízos na carreira dos dirigentes -, foi definida a Verba de Representação, prevista no artigo 67 do Regimento Interno do SINAL,  no valor de R$ 1.900,00, valor fixo por todo o mandato. 

Não se trata de remuneração do trabalho do Diretor ou Presidente, mas do reconhecimento de que, além dos desgastes inerentes à atividade, ele tem despesas com  o exercício do mandato. A categoria, por sua vez, tem não apenas o direito, mas, principalmente, o dever de cobrar de seu representante efetiva dedicação ao cargo. 

Cada diretor ou presidente liberado estará comprometido com o exercício da atividade sindical em suas bases e com os trabalhos de suas diretorias, de forma a contribuir para que o SINAL atenda seus reais objetivos: fortalecimento da categoria e conquista de suas reivindicações. 

Os desafios são muitos; cabe à nova Diretoria Executiva mostrar-se à altura, não se furtando a enfrentá-los. 

O SINAL parabeniza os candidatos eleitos e deseja-lhes sucesso na gestão que se inicia!  

Obs.: o Diretor de Estudos Técnicos será eleito na próxima reunião do Conselho Nacional, visto que os dois candidatos apresentados não puderam se apresentar ao CN por motivo de viagem de ambos.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 168, de 28.06.07: Resultado da assembléia de 27.06 / Sinal-SP encaminha cartas de agradecimento a parlamentares e entidades sindicais
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 169, de 03.07.07: Agradecimentos recebidos / Concretizada a venda de imóvel do Sinal-SP