Edição 94 - 13/09/2007

“Vamos conseguir tudo o que queremos. . .”

Diretor Gustavo do Valle

Na manhã de hoje os membros da DIREX – Diretoria Executiva do Sinal participaram de uma reunião com o Diretor de Administração Gustavo do Valle. Estiveram presentes, ainda, Miriam de Oliveira e Nilvanete Ferreira. 

Inicialmente, o Presidente David Falcão pontuou as questões que afligem a categoria e que não podem ser esquecidas: 

a) Dias de Greve – devolução dos valores descontados e compensação desses dias e 

b)    b)  Implementação do acordo nos prazos previstos. 

Foi salientando, ainda, que o tratamento dispensado aos servidores do BACEN configura-se em desrespeito, falta de isonomia e de critérios; além disso – continuou – a categoria está pressionando o Sinal com a sensação de que a Diretoria do Banco está inerte, pois não se tem notícias das providências adotadas. 

O Diretor Gustavo demonstrou satisfação em saber que a categoria está exercendo seu papel: pressionar o Sindicato e que este está fazendo sua parte ao pressionar a Direção do Banco. 

Continuando, o Diretor disse que está trabalhando, de maneira estratégica, para conseguir a reversão dos dias descontados, já que não existe nenhuma hipótese de que isso se consolide e "não tem sentido tratamento diferente". 

Sugeriu ao Sinal que busque outros caminhos para influenciar nas decisões da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, ou seja, que o Sinal deve procurar apoio político. 

Algumas frases do Diretor podem dimensionar o otimismo com que a situação está sendo tratada: 

"Vamos conseguir o que queremos"

"Não tenho dúvida de que o acordo vai ser cumprido" 

Finalizando, o Diretor disse que não poderia estabelecer um prazo para a solução sobre os dias de greve, mas diante da insistência dos Diretores do Sinal, disse que "a solução ocorrerá, no mais tardar, até o final do mês de setembro". 

Quanto à edição da Medida Provisória, o Diretor salientou que existe prazo e que a edição de uma MP exige relevância e urgência, além disso, pode "trancar" a pauta do Congresso, portanto o Governo deverá editá-la no último prazo possível. 

Fomos informados de que as tabelas do acordo já foram analisadas pelo DEPES, o que indica que a SRH-MP está trabalhando no assunto. 

 Análise: 

Embora otimista, percebe-se que o Diretor ainda tem um longo caminho a percorrer e que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sinal no Congresso, ao longo do tempo, é de extrema importância. 

Não tínhamos perspectivas de que qualquer solução pudesse ser apresentada na reunião de hoje, no entanto deixamos clara a responsabilidade da Direção do Bacen na solução das pendências. 

A Direx continua reunida nesta quinta e sexta-feira analisando vários assuntos administrativos, além de viabilizar o reforço no trabalho no Congresso na próxima semana. 

Vamos continuar vigilantes, mantendo os contatos políticos visando conquistar o que nos é de direito: a reversão dos descontos e a compensação dos dias de greve.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorApito Brasil Extraordinário: Reunião com a DIRAD
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 191, de 14.09.07: SINAL-SP distribuirá nova carteirinha de filiado / Projeto de lei da previdência complementar do servidor / Saiu na imprensa