Edição 113 - 10/10/2007

Ministro Meirelles

Agora, a solução está em suas mãos!

Nosso trabalho no Congresso teve excelente receptividade.  Vários parlamentares falaram ao Ministro Paulo Bernardo sobre os descontos dos dias de greve dos servidores.  Este último, por sua vez, manifestou-se dizendo que trataria de uma solução com essa Presidência.

Nesta quarta-feira, um grupo de parlamentares se reúne com a direção do Ministério do Planejamento.  Segundo a Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), "a idéia é buscar uma solução imediata para a questão trazida ao Parlamento", conforme noticiado em Apito Carioca de ontem.

Há aproximadamente 45 dias solicitamos uma audiência com a Presidência desse Órgão e, até hoje, não obtivemos resposta.

O Diretor Gustavo, em reunião com a Diretoria Executiva do Conselho Nacional do SINAL, no dia 13 de setembro, afirmou, como divulgado no Apito Brasil 94 que "a solução ocorrerá, no mais tardar, até o final do mês de setembro".   Repetiu essa mesma afirmação em reuniões posteriores com os servidores, realizadas em Porto Alegre e Recife.

A categoria pergunta: qual o nível de representatividade da atual Diretoria perante o Governo?

É incrível que o SINAL tenha que se desgastar por uma questão desse porte – quando há tantos interesses maiores por que trabalhar – em articulações no Congresso, pela simples e estranhíssima razão de não encontrar interlocutores no âmbito do próprio Banco Central!

Nesta segunda-feira, o Jornal do Brasil relembrou a primeira greve do BC! E qual foi o desfecho dela, na ocasião? "O resultado foi imediato. Ainda no início da tarde, o presidente do Banco Central, Fernando Milliet, concordou em pagar o aumento solicitado pelos funcionários, retroativo ao dia 1º de setembro".

Como já afirmamos no Apito Brasil 105, de 28/09, "… nos casos de sucesso nas negociações dos dias de greves encontramos, sempre, um ponto comum: o efetivo envolvimento do principal gestor, ou seja, é imperiosa a participação ostensiva do Presidente Meirelles".

A propósito, o Ministro Tarso Genro manifestou apoio aos grevistas da Polícia Federal e "… avisou também que os servidores que vierem a sofrer com qualquer tipo de tratamento coativo e humilhante devem informar – por escrito – ao ministério da Justiça, através do Chefe de Gabinete Ronaldo Teixeira".  Veja a matéria Greve da polícia Federal tem apoio do Ministro da Justiça nesta edição.

Como divulgado no Apito Carioca de hoje, "O Desembargador Murta Ribeiro -"considerando que a manifestação foi ordeira" – decidiu abonar as faltas dos servidores da Justiça do Rio de Janeiro que fizeram greve de 9 a 14 de agosto. Pelo visto, o presidente do TJ-RJ não concorda com a opinião de Lula, de que funcionário público que faz greve e recebe "é como tirar férias"". (Ancelmo Góis – O Globo –  9.10.07).

Sr. Presidente, os servidores do Banco Central merecem sua atenção!

Não há mais o que esperar ou procrastinar:

  • o Congresso está receptivo e atuante;
  • o Secretário de Recursos Humanos já concedeu a reversão para outras categorias.

Em poucas palavras: o momento é oportuno.

Devolução Já!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL se reúne hoje com relator do Fundão
Matéria seguinteV I T Ó R I A !