Edição 119 - 19/10/2007

RECADO CLARO


Os acontecimentos verificados no Departamento de Tecnologia da Informação-Deinf após o encerramento da nossa greve, em junho último, nos levam a refletir e perceber o claro recado dado pelo Senhor Chefe daquele importante componente: Chefe Adjunto no Deinf não pode fazer greve.

Para o titular do Departamento, isso é inadmissível, é quebra de confiança: o exercício da cidadania e de um direito consagrado em nossa Constituição parecem, no entendimento daquela Chefia, ser valores menos importantes. O essencial é estar enquadrado em posições antidemocráticas e obedecer à "batuta" do chefe.

Na reunião com os presidentes do SINAL Nacional e Regional, no dia 28/09, o Chefe do Deinf fez questão de ressaltar que, no Departamento, o critério de concessão de funções comissionadas é técnico.

No entanto, o iminente descomissionamento da colega Antônia já não é um fato isolado naquela área, o que parece desmentir sua afirmativa.

O substituto natural da Chefia Adjunta do Deinf, Haroldo, colega de ilibada reputação e comprovada capacidade técnica, saiu do Departamento em protesto contra a atitude do chefe da unidade.

Primeiramente, porque seu caráter e sua dignidade não lhe permitem ocupar o cargo de Antônia nessas circunstâncias.

Em segundo lugar, porque, permanecendo no Deinf, estaria não só contrariando seu foro íntimo, mas também assumindo uma postura servil ante um ato injusto e truculento: deixando o Departamento, ficou registrado o seu protesto.

É inadmissível que, em pleno Estado de Direito, ainda se dêem tais fatos em nosso meio. Se no setor privado a pessoalidade é fator determinante, no serviço público vigora, por lei, a impessoalidade.

O ingresso no Banco Central se dá, exclusivamente, por concurso público. Os comissionamentos são concedidos por competência técnica do indicado e não por concordância com as convicções pessoais de quem indica, principalmente quando elas afrontam diretamente a Lei.

Se o Diretor de Administração confirmar o descomissionamento da colega Antônia estará manchando sua biografia, tanto por receber ordens de escalão inferior como por dispensar aos chefes adjuntos do Deinf tratamento diferenciado em relação aos demais pares de sua diretoria.

Além de um péssimo exemplo – misto de autoritarismo e subserviência – o Diretor estará adotando uma postura que em nada favorece sua reputação em face dos servidores.

Com a palavra, o Senhor Diretor de Administração.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorUma batalha vista por dentro
Matéria seguinte“O PASBC VAI ACABAR!”