Edição 121 - 24/10/2007

Subsídio

A adoção do subsídio como remuneração para o Banco Central foi aprovada pela XXI AND, desde que essa decisão fosse baseada em ampla discussão e numa acurada análise jurídica prévia: 51,32% do funcionalismo, em escrutínio via Votação Eletrônica, ratificaram aquela decisão.

Desde 2006, carreiras jurídicas – incluindo a Procuradoria do BC – estão recebendo seus proventos com subsídio.  Depois delas, a Polícia Federal e, mais recentemente, o pessoal do Fisco, como reportamos no Apito Brasil de ontem.

Na última reunião física do CN do SINAL, ocorrida de 21 a 23 de setembro, o assunto foi novamente levantado, como prioridade para os próximos passos de nossa Campanha Salarial.

Tratamos do mesmo assunto em programa transmitido pela TV-Bacen, no início deste ano, pela importância de que se reveste como um fator que poderá vir a minimizar, em muito, as distorções que hoje temos nas carreiras do Banco Central.


Debate sobre a adoção da remuneração por subsídio


Para estimular a discussão, e embasar as opiniões e sugestões de todos, o SINAL irá promover, no dia 12/11/07, às 14hs, no auditório do BC em Brasília, um debate sobre a matéria, com transmissão pela TV-Bacen a todas as estações de trabalho.

Os debatedores serão:

  • advogados do SINAL: Marcos Resende e Vera Mirna Schmorantz
  • Jorge Rodrigo Araújo Messias – Procurador do BC e presidente da APBC (Associação Nacional do Procuradores do BC);
  • Joel Zarpellon Mazo – Presidente do Sindicato Nacional dos Delegados de Polícia Federal (SINDEPOL)

(*) A Dra. Vera Schmorantz é autora de Nota Técnica sobre a matéria, que se encontra disponibilizada no Portal SINAL.

O SINAL já convidou todo o funcionalismo para participar da discussão, crucial neste momento, seja através do email estudossalariais@sinal.org.br – diretamente para o Grupo de Estudos Salariais do Sindicato – ou do Blog do SINAL, dentro da categoria Grupo de Estudos Salariais.

Compareça ao Seminário, portanto, se você estiver em Brasília.  Assista-o de sua estação de trabalho, se for de outra Regional.

Participe, seja de que forma for, e depois sugira, opine, proteste.  Só se inteirando do que é o subsídio, você poderá dar opiniões concretas e decidir, com seus colegas, se é isso o que vai querer para a sua vida no BC.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorQuo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? (*)
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 197, de 25.10.07: E os sete dias, senhor diretor de administração? / A nossa festa foi um sucesso! / Saiu na imprensa