Edição 11 - 29/01/2008

Mídia contra o funcionalismo


Do governo Collor até hoje, a visão que a sociedade tem do funcionalismo só tendeu à piora.

Do mis-en-scène do "enfrentamento dos marajás", passando pelos vagabundos de Fernando Henrique Cardoso, chegamos à campanha da grande mídia pelo "Estado enxuto".

O Brasil precisa é de MAIS funcionários, funcionários MAIS DEDICADOS ainda, que atendam BEM a TODOS os cidadãos, em TODAS AS ÁREAS do serviço público.

O Brasil precisa expurgar dos quadros do Estado os maus servidores, muitos dos quais, recentemente, apanhados em flagrantes delituosos contra o Erário: a qualidade do servidor e sua lealdade não têm preço. 

No entanto, a grande mídia quer "exorcizar" o país, demonizando os funcionários públicos que o servem.

Dessa forma, omite as diferenças entre os empregos público e privado:

1. o FGTS que o patrão-Estado não deposita durante a vida laboral dos servidores;
2.
o percentual para a aposentadoria incidente sobre o total dos proventos;
3.
a participação (inexistente, por óbvio)) nos lucros das empresas;
4.
a falta de data-base, aliada à não obrigatoriedade do cumprimento de acordos (entre outras).

O Estado oferece as vagas, abre os concursos, o candidato estuda, faz duas, três e até mais tentativas, e finalmente vê reconhecido seu esforço.  O que há de errado nisso? Que interesses escusos estão por trás dessa campanha sem trégua?

O Valor Econômico, também, vez por outra cai no entendimento comum da grande mídia, e publica textos que tentam convencer a população de que os funcionários são, sim, uns privilegiados entre os trabalhadores brasileiros.

Leia as matérias cujos links damos abaixo: são ambas de ontem, da mesma edição do Valor.  Constate você mesmo o que dizemos.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAgendada reunião com o Presidente do BC
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA n° 219, de 30.01.08: Contatos com a imprensa / Saiu na imprensa / Classificados / Rede conveniada