Edição 0 - 02/07/2008

ENFIM, O ACORDO ASSINADO, PELO SINAL

Retomando as discussões, foram apresentadas duas propostas para superar a questão do nível superior para os técnicos:

  • a redação da cláusula seria submetida à categoria nesta quinta-feira de manhã e
  • o SINAL propõe que se faça a ressalva para viabilizar a assinatura do acordo nesta noite. Duvanier Paiva não concorda, dizendo que ou se altera a redação ou se faz a ressalva, afirmando que a ressalva acontece quando se discorda de alguma parte do documento.

Finalmente, chegou-se ao consenso para uma nova redação da cláusula, que ficou nos seguintes termos:

"O grupo de trabalho previsto na Claúsula Terceira do termo de compromisso firmado em 26 de novembro de 2007, e instituído no Banco Central do Brasil por meio da Portaria 43.263/2008, será reestruturado, mediante ato conjunto do Banco Central e da SRH/MP, de forma a contemplar na revisão da estrutura da Carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, a revisão de atribuições, a análise de relação salarial entre os cargos, observados os distintos papéis de cada um dos cargos e a complementaridade de atribuições e ainda a exigência de nível superior de escolaridade como requisito de ingresso no cargo de Técnico do Banco Central do Brasil, para ser implementado até a conclusão dos trabalhos do GT".

Segundo o Secretário, a entidade que não assinar o termo de acordo não participará do Grupo de Trabalho encarregado de estudar a reestruturação das carreiras do Banco Central.

Dessa forma, o SINAL assinou o acordo, enquanto os outros dois sindicatos irão consultar os técnicos das respectivas bases, para decidirem se o assinam ou não.

Finalmente, o Secretário afirmou que a MP já está praticamente pronta, faltando apenas alguns detalhes, e que sairá impreterivelmente na 6ª feira, dia 04/07.

Seguem abaixo, os links para os arquivos com o acordo assinado e as tabelas:

Na próxima edição do Apito, maiores informações sobre as tratativas para a conclusão do processo: após a edição da MP, inicia-se a etapa de vê-la aprovada pelo Congresso.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorTransferida a reunião no MPOG
Matéria seguinteSINAL assina o Acordo Salarial e acompanha publicação da MP