Edição 103 - 01/08/2008

Reunião e Assembléias


ASSEMBLÉIA DE RECIFE

Reuniram-se 61 servidores em assembléia regional, na representação do Banco Central do Brasil, no Recife. O evento durou toda a manhã desta sexta-feira. Foram debatidos os atuais rumos da campanha salarial assim como as expectativas acerca da edição da Medida Provisória que contemplará o acordo assinado recentemente.

Contou-se ainda com a presença do presidente nacional do Sinal, David Falcão, que fez um relato dos encontros ocorridos recentemente com as carreiras típicas de Estado, cujo objetivo foi debater estratégias para agilizar a edição e emendas à MP.

Houve diversas manifestações de indignação quanto ao tratamento que tem sido dado a todos os servidores e, principalmente, pelo desrespeito que o Governo demonstrou com instituto da negociação (acordos firmados e não cumpridos, além de inclusão de dispositivos não negociados ou contrários àqueles negociados). Também foi cobrado dos dirigentes do Banco Central uma postura mais ativa, para agilizar o pagamento do que foi acordado.

Houve, ainda, uma análise crítica acerca da enxurrada recente de notícias na imprensa com foco no aumento (ainda não efetivado) dos servidores públicos federais.

ASSEMBLÉIA EM SÃO PAULO

A Assembléia realizada em São Paulo contou com a assinatura de 123 servidores nas listas de presença e, a convite do Sinal-SP, estiveram presentes representantes da APBC – Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil, do SINDCVM – Sindicato Nacional dos Servidores da CVM, da UNACON – União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, e do UNAFISCO – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil,

Após as boas-vindas, os visitantes usaram da palavra reforçando as considerações a respeito do atraso na edição da tão aguardada Medida Provisória, bem como a necessidade de providências que as categorias, em conjunto, deverão tomar para o seguimento da MP no Congresso Nacional.

Foi abordada a necessidade de preparar e apresentar eventuais emendas à MP, em até 6 dias após seu envio ao Congresso, conforme estabelecido no correspondente regulamento de tramitação, caso sejam incluídas cláusulas não-previstas nos acordos salariais firmados com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tais como a quase certa imposição de travas no processo de promoção funcional e a exigência de dedicação exclusiva dos servidores.

Na oportunidade, o SINAL enfatizou o lamentável atraso – desde 1º de dezembro do ano passado! – no cumprimento do acordo, ilustrado na envelhecida faixa, ora estilizada com teias e aranhas, colocada sobre a porta de entrada do prédio do BC.

ASSEMBLÉIA DE PORTO ALEGRE

A assembléia de Porto Alegre, convocada para tratar especificamente da campanha salarial, contou com a presença de 27 colegas.

As dúvidas e as discussões concentraram-se na previsão de edição da MP e nas ações a serem tomadas pelo SINAL.

Estabeleceu-se um certo consenso no sentido de que as ações em curso sejam dinamizadas, sobretudo as ações conjuntas com as outras carreiras exclusivas de Estado, de forma a garantir a edição da MP o quanto antes.

REUNIÃO AMPLIADA DO CONSELHO DO RIO

Na quarta-feira foi realizada reunião ampliada, com a participação de vários servidores, além dos Conselheiros do SINAL-RJ.

A pauta foi a procrastinada edição da Medida Provisória que dever ser editada para tornar realidade o acordo formalizado com as diversas categorias do Executivo Federal, aquelas consideradas típicas de estado – CTEs.

Foi definida a realização de uma assembléia na próxima quinta-feira, dia 07/agosto, em continuidade à luta para a edição da MP.

Para preparação da assembléia está convocada uma nova Reunião Ampliada do Conselho do Rio de Janeiro, aberta à participação de todos os filiados, na terça-feira, dia 05/agosto.

Das discussões é possível verificar a extrema irritação e insatisfação da categoria com as contínuas promessas não cumpridas pelo Governo.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorISENÇÃO DE IR SOBRE O ABONO DE PERMANÊNCIA
Matéria seguinteAproveitando a oportunidade……..