Edição 8 - 15/01/2009

Jornal O Dia (RJ) diz que governo adiará reajustes, mas as fontes desmentem

O Jornal O Dia (RJ) publicou em sua edição de 12/01/09 a matéria Funcionalismo federal vive abismo salarial inédito, assinada por Ana D´Angelo, onde, ao final, afirma que "Entre as principais decisões que serão tomadas nos primeiros dias deste ano, tão logo o trabalho seja retomado, está o adiamento dos reajustes previstos para os servidores federais em julho".

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

O Sinal acionou a sua Assessoria de Comunicação e conversou com os jornalistas Luciano Pires, do Correio Braziliense, Bruno Souza, da Folha Dirigida, tendo ouvido o seguinte:

– Eunice Pinheiro (Assessora de Comunicação do Sinal): depois de checar suas fontes, que incluem profissionais de imprensa e contato no MPOG, concluiu que a notícia não tem qualquer procedência; a sua fonte no MPOG teria conversado com a jornalista Ana D'Angelo ontem (segunda-feira) e desmentiu que tivesse falado sobre adiamento de reajustes.

– Luciano Pires (Correio Braziliense): nega a procedência da informação, depois de consultar suas próprias fontes, que incluem autoridades do governo que tratam da remuneração do funcionalismo.

– Bruno Vaz (Folha Dirigida): também manifestou surpresa com a notícia, pois as sinalizações de que dispõem vão exatamente na linha contrária à da matéria e explica que, além de não haver nada que confirme a reportagem, foi informado de que o governo pretende manter a realização dos concursos que constam do orçamento, inclusive para o BC.

Em seguida o Presidente do Sinal conversou com o Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, que negou que houvesse qualquer iniciativa no governo em propor adiamento de reajustes.

Ainda sobre o assunto, clique aqui e leia matéria no blog do servidor.

Se de um lado as checagens a que procedemos dão a notícia como inverídica, de outro, temos que ficar atento para reagir ao inesperado.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorVotação eletrônica bate recorde de participação e fortalece a atuação do SINAL
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 317, de 19/01/08: Leilão de bens usados / Rede conveniada de descontos