Edição 10 - 21/01/2009

Simulador de aposentadorias disponível no site da CGU

O sistema efetua os cálculos a partir de informações fornecidas pelo próprio servidor, como idade, tempo de contribuição e tempo no cargo.

Esse Simulador de Aposentadoria do Servidor Público, segundo nota divulgada no site da CGU, considera, para efeito de cálculo, as alterações implementadas na Constituição desde a Reforma da Previdência de 1998.

O Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, disse que "o que foi desenvolvido inicialmente como um instrumento de auditoria, revelou-se tão útil na prática que resolvemos abri-lo para ser manejado por milhares de servidores públicos de todos os poderes e esferas federativas, pois ele serve a todos e não só aos servidores do Executivo Federal".

Ainda segundo a nota da Assessoria de Comunicação Social da CGU, "o simulador gera um relatório com todas as possibilidades de aposentadoria do servidor, mas esse relatório não tem eficácia jurídica nem pode ser utilizado como documento para iniciar o processo de concessão de aposentadoria ou do abono de permanência".

Ou seja, é uma ferramenta que possibilita ao servidor verificar as regras constitucionais de aposentadoria e saber a data provável, de acordo com os dados informados, em que ele poderá se aposentar.

Embora o Simulador seja autoexplicativo, está disponível, no site da CGU, um manual de utilização, explicando passo a passo quais os dados que devem ser informados.

Clique no link e utilize o Simulador:

http://www.cgu.gov.br/Simulador/Scap.asp

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAvanço insuficiente
Matéria seguinteEdital de Convocação