RELATO DA REUNIÃO DO SINAL E DA FENASBAC COM O DIRETOR ANTHERO
Participantes:
Sinal – Sérgio Belsito, Presidente, e Paulo Calovi, Diretor de Assuntos Externos;FENASBAC – Paulo Renato Tavares Stein, Presidente da Diretoria Executiva, e Paulo Aragão, Presidente do Conselho Gestor;
BC – além do Diretor, José Clóvis Batista Dattoli, Chefe do Depes, Josias Nunes Barreto, Chefe Adjunto do Depes, e o Chefe do Demap, Eraldo José da Silva Júnior.
O objetivo principal da reunião foi avaliar a possibilidade de ação conjunta entre as ASBACs regionais, representada pela FENASBAC , o SINAL e o BC, no projeto de qualidade de vida no BC.
O Presidente da FENASBAC fez um histórico do funcionamento do "sistema ASBAC" , apontou seus problemas e mostrou preocupação com o futuro das ASBACs.
O Diretor ressaltou a importância das entidades e reafirmou o propósito do BC de trabalhar em parceria com o SINAL e a FENASBAC na área de interesse dos servidores do BC, principalmente em qualidade de vida.
Anthero ressaltou a necessidade de recuperar no BC um bom clima organizacional e o orgulho de se pertencer à instituição.
O Diretor e o Chefe do Demap citaram os 160 projetos em curso no BC que beneficiariam de forma direta o funcionalismo e, indiretamente, as ASBACs.
Foi proposto pelo Diretor um evento pela TV-BACEN para dar conhecimento dos projetos acima e definir um plano de ação conjunto entre as entidades presentes.
A reunião foi proveitosa. Esperamos que seja inaugurada uma nova era no BC em relação às parcerias feitas em benefícios dos servidores, com o resgate da unidade em seu quadro.
Outros assuntos pautados pelo SINAL.
. projeto de compostagem de Belém – Sinal externou sua insatisfação com as dificuldades para a aprovação no BC, em função das exigências que vem sendo colocadas pela área jurídica. Informamos que o projeto depende somente do BC para entrar em operação;
. entregamos correspondência solicitando informações sobre a terceirização no BC;
. entregamos requerimento administrativo pleiteando a revisão de enquadramento de aposentados na tabela de subsídios, em função do disposto no artigo 192 da lei 8112;
. mobilidade funcional – o Chefe do Depes informou que, em vista das aposentadorias em curso, está em estudo proposta de mobilidade funcional a ser implementada antes do ingresso de novos funcionários. A proposta está em face inicial e deverá abranger todas as áreas do BC;
. obras em Porto Alegre – Anthero informou que já está estudando proposta de reforma nas instalações do Mecir e do Deseg de Porto Alegre, mesmo com a decisão de construir um novo prédio. O Diretor aventou a possibilidade de deslocamento da Central de Monitoramento para o edifício-sede do BC.
Finalmente, o Diretor Anthero aceitou convite do presidente do SINAL de comparecer à próxima reunião física do Conselho Nacional para tirar dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários aos dirigentes.