Edição 71 - 17/07/2009

Diretoria de Assuntos Externos apresenta relatório bimestral

Iniciativas e Eventos no biênio Maio-Junho/2009:
 


PEC-210/2007

A aprovação pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados da PEC-210, em 07/07/2009, foi a grande realização imediata no período. Os desafios postos pela PEC-210 exigiram a participação de todo o Sinal, com a coordenação sob responsabilidade da Diretoria de Relações Externas.

A participação do Sinal interferiu sobre o conteúdo do projeto. Merecem menção a proposta de inclusão da expressão “carreira remunerada por subsídio” no caput do artigo 3º e a de especificação das atividades do Banco Central entre as exclusivas de Estado.

A importância da primeira é aumentar a garantia de pagamento aos servidores ali contemplados, posto estar no caput, evitando o benefício seletivo a outras, por exclusão, em Plenário da Câmara, de nossa carreira; a segunda, inclusive por ter consequências além do ATS – adicional do tempo de serviço, já que pela primeira vez define, para todos os efeitos, as Carreiras Exclusivas de Estado e no status de Emenda Complementar à Constituição.

Nesse período, o Presidente do Sinal falou em audiência pública na mencionada Comissão Especial, e a equipe da Diretoria de Relações Externas esteve em todas as audiências públicas, reuniu-se diversas vezes com o Presidente da Comissão, com o Relator e com vários deputados da Comissão, tanto em Brasília como em São Paulo (com participação do Conselho Regional de São Paulo), base de alguns parlamentares com presença relevante na Comissão, e ainda com assessores parlamentares. Reuniu-se também, para o mesmo fim, com as entidades sindicais das Carreiras Exclusivas de Estado, organizadas em torno, principalmente, do MDEB – Movimento de Defesa do Estado Brasileiro.

O debate na Comissão Especial já vinha a algum tempo, quando foi detectada a oportunidade pelo Sinal, em sua atuação a partir de maio deste ano. Houve uma vitória contra o tempo transcorrido.
 

 

FONACATE

 

Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado é um fórum de discussão e de articulação, hoje com 21 entidades, para ações conjuntas em assuntos de interesse comum corporativo. A Presidência e a Diretoria de Relações Externas participam em nome do Sinal. As reuniões são realizadas a cada 15/20 dias e tratam de diversos assuntos de interesse das categorias profissionais representadas pelas entidades, com destaque para os seguintes temas:

  • A valorização das categorias, como a realização de uma “Conferência das Carreiras Típicas de Estado” no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, programada para novembro/2009;

  • A previdência do servidor público;

  • Seminário de imersão: Missão e Identidade do Fonacate;

  • Projetos de Lei: da Mordaça, PEC-210/2007, liberação de dirigentes sindicais e publicação da remuneração dos servidores públicos.

 

MDEB

 

É uma entidade, hoje com 12 entidades sindicais e associativas, focada na necessidade de fortalecer o Estado Brasileiro, inclusive por meio do fortalecimento das carreiras dos servidores. Tem uma atuação junto às autoridades públicas e à imprensa, por meio de campanhas. Reúne-se a cada 15/20 dias. A Presidência e a Diretoria de Relações Externas participam em nome do Sinal.

Evento realizado: Encontro, na forma de um café da manhã, com o 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, com entrega de documento de interesse geral dos servidores públicos federais representados pelas entidades participantes.

Nas reuniões do MDEB foram ainda tratados os seguintes assuntos:

  • Estruturação de campanha de formação de opinião pública, pelo rádio;

  • Redução da jornada de trabalho dos servidores públicos federais;

  • Valores das diárias pagos aos servidores em viagem de serviço;

  • Valorização da atividade sindical;

  • PEC-210, para organizar atuação conjunta das entidades.


CDC

Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados – Reuniões nas quais foram tratados interesses dos servidores do Banco Central relativos à Lei Complementar do artigo 192 e assuntos relacionados às tarifas bancárias. Além disso, vem se tratando um protocolo de relacionamento, de modo a ser possível uma articulação frequente em tema que a AND definiu como de relevância para atuação do Sinal: defesa dos interesses do consumidor bancário. Essa meta vai exigir uma organização mais aprimorada do Sindicato, em face da extensão do tema.

 


SENADO

 

Encontro com senador que pautou a regulamentação do artigo 192 entre suas iniciativas para o segundo semestre de 2009, em face do interesse próprio dos servidores do Banco Central.
 

CENTRAL SINDICAL

Participação de evento em São Paulo, em seminário internacional sobre direito sindical e organização sindical em outros países.
 

 

BANCO DE DADOS

 

Trata-se de uma sistema de informações inserido dentro do ADM que possibilitará o acesso, de todos os conselheiros, aos projetos de nosso interesse em tramitação no Congresso Nacional. O sistema está sendo desenvolvido pelo nosso suporte no Rio de Janeiro e encontra-se na fase de cadastramento das informações e esperamos sua disponibilização aos usuários para meados de agosto.
 

As áreas privilegiadas para atuação da diretoria de Relações Externas são o Congresso Nacional e o relacionamento com outras Entidades Sindicais. O tema da Central Sindical definida pela AND e conduzida pelo Conselho Nacional deverá trazer um conjunto de novos desafios para o Sinal desde o início das discussões até a deliberação pelos filiados. O FONACATE e do MDEB são dois fóruns privilegiados pela atuação do Sinal pela identidade das categorias representadas e pela mesma relação de poder por onde se determina o atendimento das demandas que vêm se mostrando cada vez mais comuns.

 

A Diretoria de Relações Externas tem o dever de cumprir sua missão pautada por princípios como transparência, independência, democracia, bem como com plena integração às políticas do Conselho Nacional. É muito grande a quantidade de projetos de lei em tramitação nas Casas do Congresso Nacional de interesse dos servidores do Banco Central e vem exigir um processo de contínuo aperfeiçoamento de organização e elaboração política. De outro lado, tais desafios são estimulantes e esperamos que os resultados sejam gratificantes para toda a categoria.

 

Com a expectativa de haver correspondido às exigências dos servidores em geral e dos filiados em particular, apresentamos essa prestação de contas.

 

Brasília (DF), 16 de julho de 2009.

 

PAULO DE TARSO CALOVI

 

Diretor de Relações Externas

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBC divulga rede credenciada do PASBC na internet
Matéria seguintePor que essa raiva contra o SINAL?