Edição 0 - 17/09/2009

Relato da reunião ocorrida na 2a.f, 14.9, com representantes da DIRAD e DEPES (parte 2)

 

 

 
 

 Boletim do SINAL-RJ,  de 17/9/2009


Relato da reunião ocorrida na 2a.f, 14.9, com representantes da DIRAD e DEPES (parte 2)

Conselheiros do SINAL-RJ: José Aloísio Sanches, Maria Balbino e Sergio Belsito,
fazem perguntas aos representantes do DEPES e DIRAD


Ampliação da equipe do PASBC e capacitação dos gestores

O SINAL externou sua preocupação perante a manifestação de alguns diretores do BC sobre uma eventual terceirização, com o fim do nosso controle sobre o plano de saúde,  desviando a sua equipe para outros setores. Afirmamos ainda que com o envelhecimento do quadro funcional deveríamos pensar mais nas pessoas e menos na ajuda aos banqueiros. 

Em sua resposta, Dattoli disse, resumidamente, que com essa carência de servidores, estamos “tirando leite de pedra”. E que não se pensa entregar o PASBC a terceiros, e assegurou que haverá reposição. Quanto a buscar especialistas, disse que "aí é querer demais”, pois não temos esse volume de mercado tão significativo para fazer um concurso direcionado.

Sobre a qualificação dos gestores, o Chefe do DIASP, Eduardo Paula Rodrigues, informou que já existem 16 servidores fazendo pós-graduação em gestão de planos de saúde e autogestão, conforme reivindicação do Comitê Gestor. O referido curso esta sendo realizado em São Paulo, com aulas teletransmitidas.

MECIR – aposentadorias e novo prédio

O SINAL-RJ questionou as providências ligadas a segurança e transporte dos funcionários no novo prédio do MECIR, que será construído na zona portuária do RJ e sobre como serão supridos os postos de trabalho perdidos pelo grande número de aposentadorias no departamento.

O Chefe do DEPES, José Dattoli, informou que nesse momento ocorre um processo de redefinição em todos os departamentos do Banco – o DEPES solicitou às diretorias, a efetiva necessidade de servidores – que deve ser concluído nos próximos dias. O fato é que haverá reposição, muito embora a necessidade seja superior as  500 vagas que serão preenchidas pelo concurso.

O Chefe do MECIR, João Sidney, complementou que o projeto de transferência foi concebido dentro de uma perspectiva de revitalização da área portuária do RJ e que o volume de moeda a ser distribuída cresceu e exige hoje uma grande necessidade de espaço e de segurança.  O transporte de funcionários poderá ser atendido com o fornecimento de um ônibus para pontos centrais e para os carros particulares existirá um estacionamento.

O SINAL manifestou sua preocupação e considerou insuficientes as providências anunciadas quanto a segurança dos funcionários, quanto as péssimas condições de transporte existentes naquela área, e a carência de serviços disponíveis no entorno da nova sede.

Distribuição do superávit da Centrus

Em outra pergunta, a funcionária aposentada e conselheira do SINAL-RJ, Maria Balbino, que completou 56 anos de serviços, entre SUMOC e BC, solicitou ao diretor Anthero, celeridade no andamento do processo que pleiteia a distribuição do superávit da CENTRUS e sua destinação ao caixa do BC para alocação no FASPE (fundo que mantêm o PASBC), o que beneficiará os cerca 17 mil beneficiários do nosso plano de saúde.

Foi lembrada também a existência da Resolução nº 26 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar e também da Lei 12.008/09 que garante a rapidez na tramitação dos processos judiciais e administrativos para os maiores de 60 anos de idade.

Anthero Meirelles informou que a CENTRUS é a primeira entidade de previdência complementar fechada que pleiteia essa distribuição e que nenhuma outra fundação além dela, atende aos requisitos dessa Resolução.

Prometeu rapidez no processo e informou que está agendada uma apresentação reunindo BC e Diretoria e Conselho Deliberativo da CENTRUS para agilizar o processo de avaliação. Também ocorrerá esta semana uma reunião com o Secretário de Previdência Complementar para discutir o assunto, que inclusive já foi levado ao conhecimento do Presidente Meirelles. 

*Amanhã, publicaremos a 3a. parte (final) do relato da reunião. 

  

 
Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado nos boletins do SINAL.
– Para cancelar o envio dos boletins do SINAL,clique aqui.
– Fale conosco,clique aqui.
– 1997-2007 © SINAL Copyright Todos os Direitos Reservados.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCF/88, Artigo 192: 21 anos depois, começa para valer a regulamentação e a autonomia do Banco Central
Matéria seguinteRelato da reunião ocorrida na 2a.f, 14.9, com representantes da DIRAD e DEPES (final)