Edição 108 - 16/10/2009

Serviço de utilidade para o funcionalismo do BC regido pelo RJU

Prezados colegas,

Ninguém quer a morte; só saúde e sorte.  Assim disse – e todos concordamos com ele -, o poeta Gonzaguinha.

No corre-corre do nosso cotidiano, saúde e sorte são a nossa busca, e a vida não nos concede tempo para pensar no "pior", como chamamos ao seu fim.

Temos (pré)ocupações demais, momentos alegres e tristes, mas fato é que estamos habitualmente despreparados, não só do ponto de vista emocional, mas também no aspecto prático, quando nos deparamos com a morte.

Naturalmente, nós do SINAL desejamos vida longa, saudável e feliz a todos os colegas.

Paralelamente, no entanto, sabemos, por dever de ofício, como é atordoador, para os que ficam, adotar as providências burocráticas que se fazem necessárias quando um servidor do BC falece.

Sendo assim, cremos estar prestando um serviço de utilidade por oferecer (àqueles hoje regidos pelo RJU) – fruto de trabalho minucioso de alguns de nossos conselheiros – um pequeno manual de providências a serem adotadas por familiares se e quando tal acontecer.

O roteiro diz como obter a certidão de óbito e relaciona documentos e passos para solicitação de Auxílio-Funeral e pensão para seus eventuais beneficiários. 

Fala também como requerer os variados seguros e pecúlios a que as diversas categorias de servidores do BC têm direito (CAPEC, FENASBAC, AAFBB) e ainda sobre a adesão do dependente ao PASBC.

Referido roteiro, que pode ser lido aqui, agora, ficará à disposição no Portal SINAL, na opção Previdência, para consulta a qualquer tempo.

 

Esperamos, com esse serviço, estar cumprindo nosso propósito de trabalhar pelos colegas em questões que o afetam diretamente.

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorExecutiva do SINAL se reúne em SP
Matéria seguintePrestando contas – congressos e cursos