Edição 111 - 21/10/2009

Remoções no BC

O SINAL encaminhou, ontem, correspondência ao DEPES a respeito da O.S. 4516, do dia 14, que institui processo de mobilidade funcional pré-concurso. 

Embora admitindo ser esse instrumento um avanço em relação ao assunto, o Sindicato considera que a metodologia proposta não atende à decisão da categoria em relação ao assunto. aprovada em recente votação eletrônica: regras claras e bem definidas, critérios objetivos e transparência total de informações (item 8 – letra a, da VE realizada em janeiro deste ano, sobre os itens aprovados na AND do SINAL realizada em Canela em 2008). 

Registramos, ademais, que as vagas oficialmente oferecidas, descritas nos anexos da O.S., somam 286 e 139, respectivamente, para analistas e técnicos, número inferior ao que, em teoria, seria possível (350 para os primeiros e 150 para os últimos, vagas oferecidas para os candidatos ao próximo concurso).

Eis alguns trechos da carta: 

………….. 

As regras divulgadas para pontuação dos candidatos (Art. 7º – itens I e II) não são objetivas.  Daí as indagações: quantos pontos vale um curso de graduação? E um de pós-graduação? Doutorado vale mais que especialização lato sensu? Um curso no exterior: mais que aquele feito no Brasil? Essa pontuação difere, em função da instituição que ministra o curso? Quanto vale cada ação educacional? Como será pontuada a experiência no trabalho? A experiência no Banco Central conta mais pontos que a obtida fora? 

……………. 

Os funcionários – selecionados e não selecionados – ficarão sem conhecer a pontuação atribuída a cada item do formulário.  No caso destes últimos, o fato se agrava, prejudicados que serão por não saberem em que deverão melhorar sua competência e qualificação.  

……………. 

Em suma, o rito não prevê mecanismo que permita aos interessados – anseio legítimo – acompanharem, em detalhes, os procedimentos. Essa possibilidade traria a certeza da existência de rigor técnico e imparcialidade nas análises de perfis, bem como a ausência de eventual interferência – indevida – de fatores de ordem pessoal.  

O SINAL está atento ao assunto, trabalhando para que essa oportunidade seja bem aproveitada pelos servidores como pela Instituição, em benefício de todos. 

Leia a íntegra da carta aqui.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorQualidade de Vida
Matéria seguinteAniversário do SINAL – ANO 21