Edição 112 - 22/10/2009

23 de outubro: você ainda vai chamar esse dia de seu

O dia 23 de outubro foi escolhido como dia do funcionário do BC por conta da primeira aposentadoria a se dar no Órgão, que já nasceu com funcionários com muitos anos de carreira.

No seu início, o BC absorveu o pessoal da SUMOC, depois acrescido de funcionários requisitados do Banco do Brasil, da Amazônia e de Crédito Cooperativo.

Os funcionários do primeiro concurso específico para o Banco, realizado em '66, tomaram posse a partir de janeiro de 67.

Em '73, "Seu" (José Carlos) Martins se aposentou, vindo a falecer em 1994.  Em 1989, quando o BC comemorou os 25 anos de sua existência, é que foi estabelecido o 23 de outubro como Dia do Funcionário do BC.

Você que tem 30, 40 ou 50 anos não conheceu o "Seu" Martins – um velhinho baixo, engraçado, de voz tonitruante e óculos de aros pretos e grossos -, nem a maioria de seus contemporâneos, que se foram aos poucos despedindo do Banco, eventualmente já tendo falecido também.

Eles eram, no entanto, o símbolo de uma cultura que nasceu com o Banco Central, e que é única – queremos crer – na estrutura federal a que hoje pertencemos.

Com todos os defeitos que lhe reconhecemos, o Órgão a que servimos inspira orgulho em seus servidores.  Reputamos isso a uma mentalidade que se tem perpetuado, latente, no íntimo de cada um: a da excelência, a do cumprimento do dever, a do respeito à sociedade que nos paga e em cuja defesa, em última análise, todos trabalhamos.

Temos orgulho de não frequentar páginas de jornais por corrupção ativa ou passiva, e mesmo alguns episódios desagradáveis de desvios de conduta não foram protagonizados pelo servidor autêntico do BC, aquele a que nos referimos aqui: o que tem orgulho de "ser da Casa".

E que merece, sim, ser lembrado e homenageado no seu dia, "inaugurado" pela aposentadoria do Seu Martins, já há 36 anos.

Algumas comemorações e atividades estão sendo realizadas Brasil afora, nas regionais.

Brasília, como Sede, fará uma programação "oficial" hoje, a partir das 15h30.  Será no Auditório Octávio de Gouvêa de Bulhões, com transmissão para as regionais pela TV Bacen.

A organização do evento teve a parceria com associações e sindicatos ligados ao BC, e contará com a presença de diretores do Banco, de hoje e de ontem.

Haverá "contação de causos" de quem trabalhou por décadas na Instituição, além de apresentação musical e sorteio de brindes – um deles, um final de semana
em Caldas Novas (GO).

A solenidade se encerrará com um coquetel, quando serão exibidas, de forma randômica, fotos de muitos aposentados.

Essa homenagem anual das regionais e da Sede é uma oportunidade de rever colegas e amigos, e avivar lembranças de momentos que não voltam, mas que estão presentes na memória afetiva de cada um.

O trabalho do ser humano é a atividade que mais lhe ocupa o tempo, marca a sua dignidade e seu papel na vida.

Todos gostam de ser lembrados pelo que fizeram de útil, pela amizade que dedicaram aos colegas, por momentos breves ou por longas atuações que deixaram sua marca pessoal.

Um dia você – jovem de 30, 40 e 50 anos – terá saudades do tempo do Banco, e gostará, também, de reviver suas lembranças num encontro anual.

Portanto, mesmo na ativa, junte-se com carinho aos "dinossauros" nessa homenagem anual.  Você vai ver que eles não são "pesadões", que estão aí na vida, fazendo suas viagens, cursos, musculação e muitas leituras.

Vai ver a maioria "inteiraça", dando aulas, ou na orientação de mestrandos e doutores, ou participando de maratonas Brasil afora.

Vai aprender com eles que a vida não acaba com a aposentadoria; ao contrário, dá oportunidade ao começo de novas e brilhantes possibilidades pessoais.

Nosso aposentado de hoje é VOCÊ amanhã: o SINAL espera que sua vida no Banco seja tão profícua e emocionada como as dele, e que você viva muito – e bem – para chegar até onde eles conseguiram.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorRemoções no BC
Matéria seguinteErramos…