Edição 140 - 17/12/2009

SINAL participa de reunião na CONTRAF/CUT sobre Projeto 192

Na última segunda-feira, dia 14 de dezembro, o Diretor de Relações Externas do Sinal, Paulo Calovi, atendeu a convite do Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – CONTRAF, e participou do debate sobre  "Projeto 192 e Bancos Públicos", com Carlos Eduardo de Carvalho.

Estiveram com ele, na ocasião, os diretores do Sinal Eduardo Stalin, de Estudos Técnicos, José Manoel Bernardo, do Projeto 192, e o assessor Paulo Eduardo de Freitas.

Leia aqui o relatório produzido pela reunião, do qual damos alguns trechos:

 

"… pareceu-nos, de forma clara, que a CONTRAF/CUT está estudando uma forma de rever sua posição contrária à autonomia do Banco Central".

 

"…. Fortalecendo o entendimento de que a Supervisão Bancária deve permanecer no Banco Central, foram destacados o arquivamento de projeto de lei no Senado Federal, que propunha a criação de agência de fiscalização; as experiências adversas de outros países, que separaram a Supervisão da Política Monetária em duas instituições; e os acontecimentos recentes da última grande crise econômica". 

"… o Projeto 192 do Sinal havia se inspirado no próprio artigo 192 da Constituição Federal que traz um claro recado do legislador constitucional. Esse recado aparece de forma explicita em dois princípios para a estruturação do sistema financeiro nacional: a promoção do desenvolvimento equilibrado e o atendimento aos interesses da coletividade".

 

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorA estrutura de poder e o sistema eletivo nacional do Sinal
Matéria seguinteReunião no IPEA sobre o Projeto 192