
FSM 10 anos
O Sinal vem participando das edições do FSM ocorridas no país desde sua primeira edição, em Porto Alegre, dez anos atrás.
Nossa participação, de 2001 a 2003, e em 2005 e 2009, sempre foi planejada e preparada com a antecedência possível, numa ação conjunta de todas as regionais do Sindicato.
Foi assim que o Sinal trabalhou, nas quatro edições a que compareceu, a partir da de 2002:
- montou estandes fixos, onde foi distribuído material de utilidade pública sobre as atividades do BC;
- organizou dois importantes seminários, convidando palestrantes da mais alta relevância no cenário financeiro do país,
- participou de alguns em parceria com outras instituições, como o Unafisco;
- atendeu a centenas de consultas sobre os serviços prestados pelo BC ao cidadão;
- na edição de 2009, milhares de prospectos e livretos sobre identificação da nossa moeda, cooperativas de crédito, bem como revistas sobre Sociedades de Microcrédito ao Empreendedor foram distribuídas.
Principalmente na edição do ano passado, com 24 conselheiros do Sinal presentes em horário integral, em Belém, pudemos constatar o desconhecimento da população de seus direitos junto às instituições financeiras e de como proceder para fazer denúncias e reclamações contra elas.
Também em 2009, pudemos orgulhosamente apresentar o resultado da experiência pioneira de transformação de cédulas de real trituradas em adubo orgânico.
Essa foi uma parceria do Sinal-PA com a Universidade Federal Rural da Amazônia, BC, BANPARÁ e o governo daquele estado.
O evento tem servido, para o Sinal, como veículo de uma espécie de propaganda positiva do funcionalismo do Banco Central e da importância do seu papel no âmbito da sociedade.
Reveste-se sempre da característica de levar ao povo a face do BC que diz respeito ao seu cotidiano, no sentido de mostrar o lado humano do Banco, em contraponto à política impessoal do mercado financeiro, ditada pelos donos do capital.
Consideramos, num balanço desses anos de participação, que sempre foi positivo estar presente ao Fórum.
Para tanto, organizamo-nos com antecedência e pudemos constatar o retorno do público em todas essas oportunidades. Corrobora essa idéia o fato de que, em 2009, o estande do Sinal no Parque da Marinha acabou por ser conhecido como Tenda da Cidadania.
Tínhamos a idéia de participar também da edição dos 10 anos do Fórum, como divulgamos no Apito Brasil 132, de 30.11.09.
No entanto, dada a dispersão das atividades por várias cidades da Grande Porto Alegre, a opção pela concentração de esforços em grandes eventos, a enorme dificuldade em se obter informações tempestivas sobre sua organização, a exiguidade de tempo oferecido pelos organizadores e o período crítico em que foram abertas as inscrições – os últimos quinze dias de 2009 – encontramos dificuldades instransponíveis para organizar nossa participação no nível em que sempre fizemos.
Por esse motivo, o Sinal, com pesar, declinou de sua participação. Aproveitamos para renovar nossa crença de que Um outro mundo é possível, mensagem central do FSM, e ficamos na expectativa de que, na próxima edição do Fórum, o Sinal possa estar presente com a mesma atuação efetiva dos anos anteriores.