Edição 29 - 16/03/2010

Centrais sindicais – debate no Rio de Janeiro

Para conhecimento de todos, reproduzimos aqui a palestra (que foi seguida de um debate sobre a matéria) de Paulo Eduardo de Freitas para o funcionalismo do BC no Rio, no dia 4.3.10.

Na ocasião, o primeiro presidente nacional do Sinal falou sobre os motivos principais alegados contra ou a favor da filiação a uma central, destacou alguns momentos da história sindical no Brasil e levantou aspectos jurídicos sobre se montar uma central própria.

Com a isenção possível em matéria delicada e controversa, Paulo Eduardo levanta os argumentos pró e contra, e sugere a adesão por três anos, como uma salvaguarda contra o insucesso de uma decisão definitiva.

Veja alguns trechos:

Há, pois, razões alicerçadas no sentimento de cada um de nós para ser a favor da filiação ou contrário à filiação a uma central sindical. Esses sentimentos são a fonte de nossos juízos, da aceitação do certo e do errado, que dão determinadas certezas a cada um de nós. Em regra são, na divergência, inconciliáveis.

 

(….)

 

Pensar em solução com base na estratégia mais necessária leva a dois pontos essenciais:

 

1. SALVAGUARDAS;

 

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A FILIAÇÃO.

 

(….)

 

O conteúdo programático tem a finalidade de dar uma razão externa à vontade de cada um de nós para a filiação ou não. A filiação precisa ter uma base objetiva. Quero me filiar para quê? Torna-se um conteúdo a ser avaliado periodicamente, por exemplo, a cada seis meses.

 

Exemplos:

§      Apoio para a autonomia do Banco Central. Se alguma central sindical for contra a autonomia, estamos fora.

§      Apoio para aprovação das PECs 210, 270 e 555. Se alguma central for indiferente ao assunto estamos fora.

§      Apoio para arquivar o PLP 549 – o projeto de lei do arrocho salarial contra os servidores. Se alguma central for a favor do decreto, estamos fora.

§      Adesão a campanha de imagem positiva dos servidores públicos.

§      Defesa dos servidores públicos quando agredidos pela imprensa ou por políticos.

Seminário do Sinal com as centrais sindicais

 

Edições Anteriores RSS
Tags: ,

Matéria anteriorAgenda do Congresso (III)
Matéria seguinteDireção do Sinal se reúne em BH