Edição 67 - 26/05/2010

Protesto do funcionalismo a favor do PASBC

Foi encaminhada ontem, ao Diretor de Administração, correspondência expondo a necessidade de implementação dos itens pendentes do novo Regulamento do PASBC.

 

A carta, assinada pela Abace, AAFBC, Fenabacen e Sinal, também solicita uma reunião do Diretor com representantes das três entidades e os membros do Comitê Gestor, para debater o assunto.

 

Algumas regionais manifestaram ontem, em eventos diversos, sua contrariedade  quanto à demora do Banco em habilitar o PASBC com os itens pendentes.

 


Eis abaixo como decorreu esse dia de protesto, na forma como nos informaram os dirigentes do Sinal local:

 

 

Belo Horizonte:

  

Conclamados ao ato de protesto, compareceram ao auditório doze funcionários. Além dos quatro itens não cumpridos pelo Gestor do PASBC (um do regulamento, dois da carta e uma decisão do Comitê Gestor), foi lida a minuta de carta do Sinal à Dirad, cujo conteúdo foi reforçado pelos presentes, enquanto instrumento de cobrança política.

 

Embora se reconheça muita evolução no Plano, principalmente a partir de 2000, vê-se uma clara dificuldade de gerenciamento do PASBC, causando perda de recursos financeiros. Foi exemplificado quando se denuncia que determinado serviço foi cobrado pelo profissional mas não prestado, é respondido que o estorno não poderá ser feito, pois o credenciado já foi pago pelo Plano.  

 

Quanto à perda de credenciados pessoas físicas, foram colocadas as sugestões:

  • migração dos associados do PASBC para a Cassi que tem melhor "saúde" financeira e administrativa (há duas Cassis…);
  • acordo com os profissionais que não constituíram pessoa jurídica para permanecerem cobrando o preço da tabela, mediante livre-escolha: o sindicato ou alguma associação se responsabilizaria por elaborar a lista dos ex-credenciados;
  • os associados que se consultarem com os profissionais pessoa física farão o recolhimento do valor do INSS ou reembolsarão o PASBC pelo valor equivalente (parece que a sugestão é de colega do Rio e já foi divulgada nas redes informais).


Brasília:

A frase mais ouvida durante o café-protesto por falta de implementação de soluções para o PASBC:

"A diretoria do Banco Central, ao demonstrar descaso com o funcionalismo por não cumprir com as obrigações dela, não tem condições éticas de exigir que os servidores cumpram com as obrigações deles."


 

Curitiba:

 

Com a participação de 39 filiados, a assembleia foi aberta às 15h30, com a leitura do Apito Brasil.  Informações foram dadas, houve muitos questionamentos e o funcionalismo se mostrou bastante envolvido.  

 

Presentes ao ato o Gerente Administrativo de Curitiba e o Atendente Local do PASBC. O bolo foi cortado e distribuído aos presentes.

 

 


Porto Alegre:

Em POA, o Sinal foi até o funcionalismo, visitando os andares e distribuindo bolo.

A receptividade foi muito boa, com os servidores apoiando o movimento e oferecendo sugestões para a melhoria do Programa de Saúde do BC.


 

Rio de Janeiro:

 

 

O evento no Rio foi um sucesso. Foram distribuídos mais de 500 pedaços de bolo, adesivos e Apito Carioca para cada um dos funcionários que  entrava no Banco, tanto no prédio da Adrja quanto no do Mecir.

 

O pessoal do grupo do Rio – aposentados que há anos se reúnem toda semana para tratar de temas relativos ao PASBC – auxiliou na distribuição.

 

 


Salvador:

 

Compareceram onze funcionários ao local do protesto, onde havia faixa e bolo com velinha de aniversário.

 

O protesto do funcionalismo precisa repercutir, para que as propostas sejam efetivamente implementadas.

 


São Paulo:

A Assembléia/Ato, convocada para as 14h, contou com a assinatura de 45 colegas na lista de presença, a maior mobilização desde a última Campanha Salarial.

Movimento excelente, com todos os funcionários muito motivados pela matéria em discussão, e muita participação dos presentes, entre os quais diversos servidores aposentados.

De se relevar a ausência, no ato, de funcionários ora lotados em atividades relativas ao PASBC na cidade.

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorAgenda do Congresso (II) – Projetos apresentados – semana de 17 a 21.05.2010
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 13, de 27.5.10: Resultado da assembleia regional de 25.5.10 / Enquete sobre a PEC 555 / Rede conveniada de descontos