Direitos do consumidor de serviços bancários
O Sinal lançou em 2010, dentro dos princípios e objetivos do seu Projeto 192, a cartilha Sistema Financeiro Cidadão, que embute uma proposta de ampliação e humanização do relacionamento das instituições financeiras com o consumidor bancário de todo o Brasil.
Nessa linha de atuação, o Sindicato participou, ontem à noite (19 de abril), de mesa de debate sobre o direito do consumidor de serviços bancários promovida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.
O debate contou com representantes do Idec, Contraf, Sindicato dos Bancários, Ministério da Justiça, Procon e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
Compuseram a Mesa os seguintes participantes:
• André Nepomuceno (Secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Brasília)
• Juliano Braga (Secretário de Assuntos Jurídicos da FETEC/CN)
• Patrícia Barros (Diretora do Departamento de Justiça)
• Erika Kokay (Deputada Federal – PT/DF)
• Carlos Cordeiro (Presidente da Contraf)
• Oswaldo Morais (Diretor Geral do Procon-DF)
• Lisa Gunn (Coordenadora Executiva do Ipea)
O evento marcou o lançamento da cartilha Como se defender dos abusos bancários, realização de uma parceria Idec/Contraf/CUT/Fetec e Sindicato dos Bancários de Brasília.
O debate foi profícuo, bastante profundo em suas questões e o Sinal, na ocasião, assumiu o compromisso de atualização e aperfeiçoamento da cartilha, que será colocada no portal do Sinal.
O conteúdo do livreto é bastante interessante, tem sido muito procurado pela população de Brasília, e se espera uma repercussão nacional para esse alerta ao consumidor: em tempos de lucros astronômicos dos bancos, arrocho no salário e maior consciência cidadã, todos querem proteger seu bolso contra taxas abusivas e que tais.