Edição 3 - 01/02/2012

QVT-RJ no Conselho Nacional

 

 

Qualidade de Vida no Trabalho

Conselho Nacional acolhe indicação

do Conselho Regional do Sinal-RJ

José Leite será o responsável pela recém-criada Coordenação de
Qualidade de Vida no Trabalho

 

 

Em reunião do Conselho Nacional do Sinal, realizada em Curitiba, em 26 e 27 de janeiro, foi criada a Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), ligada diretamente à presidência do Sinal, com assento e voz na Diretoria Executiva de nosso sindicato.

O Conselho Nacional, por unanimidade, entendeu que o colega José Leite, que ocupa a pasta no Sinal-RJ, deverá ser o coordenador nacional de QVT.

Ficou estabelecido que, nos próximos dias, o colega deverá apresentar suas propostas de trabalho. (Ver Apito Brasil nº 10, de 30 de janeiro).

Entre os desafios a serem enfrentados pela nova Coordenação de QVT do Sinal estão:

1 – A efetiva implementação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Banco Central do Brasil (que, apesar de aprovada pela Diretoria de Administração de nossa instituição, teve e continua tendo sua concreta implantação postergada, para dizer o mínimo), e, em associação direta com tal implementação.

2 – A ampliação da democratização das relações de trabalho vigorantes no Banco, aí incluída, por evidente, a permanente prática da transparência por parte da Administração.

3 – A real participação da Comunidade BCB na definição do que a ela mais diretamente diz respeito, ou seja, os rumos da Gestão do Trabalho levada à prática em nossa organização.

O Sinal-RJ prosseguirá mantendo como um dos destaques de sua atuação, a luta para que a direção do BCB realize a implementação da "Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Banco Central do Brasil”, a fim de que esse importante programa saia de uma vez por todas do papel.

 


Resumo da atuação em QVT do Conselheiro José Leite

1 Diretor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal-RJ.

2 Coordenador do Grupo QVT Sinal-RJ (que, entre diversas iniciativas, criou recentemente Grupo de Trabalho em torno da revitalização das Regionais do Banco Central do Brasil).

3 Coordenador de Fórum e do processo subsequente de produção da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Banco Central do Brasil.

4 Pós-doutor em Ciências Humanas pela PUC-RJ.

5 Autor de livro (Contemplativo na Ação: Notas sobre a Questão do Sentido no Trabalho Contemporâneo), de capítulos de cinco outros livros (todos versando sobre o tema trabalho humano), de diversos artigos científicos e de divulgação científica (todos versando também sobre o tema trabalho humano).

6 Coordenador do 4° Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público (a ser realizado entre 19 e 21 de junho, em Porto Alegre), tendo apresentado, nos três Encontros anteriores, trabalhos a respeito de QVT no BCB.

7 Palestrante convidado para o I Congresso de Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Brasileiro (realizado de 6 a 8.12.2011, em Brasília).

8 – Pesquisador no Grupo de Estudos em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic) da Universidade de Brasília – UnB.

9 – Membro de diversas bancas de avaliação de defesas de Dissertações de Mestrado e de Teses de Doutorado (todas de algum modo vinculadas ao tema QVT e assemelhados, as últimas realizadas nos dias 25.11.2011 – Mestrado – e 13.12.2011 – Doutorado -, na UnB).

 

 

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorSinal Fortaleza participa de seminário nacional sobre previdência complementar
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 4, de 2.2.12: Edital de convocação para assembleia dia 7.2.12 / Reunião na sede do Sinal-SP / Rede conveniada de descontos