Edição 0 - 31/03/2004

É ISSO AÍ, PESSOAL: 0 % PARA O BANCO CENTRAL !


 



Ontem, na reuniÆo da Mesa Nacional de Negocia‡Æo Permanente (!?!?), o governo apresentou nova e mirabolante proposta de “reajuste anual” para os servidores (veja melhor os detalhes escabrosos no texto a seguir, do nosso assessor de imprensa).



Para dar reajuste parit rio aos velhos aposentados, o governo diminuiu o dos ativos, o reajuste linear “evaporiu” e as carreiras t¡picas de Estado – leia-se BC entre elas – ficaram fora de qualquer possibilidade de reajuste.



Na Mesa, tamb‚m foi deixado claro pelo governo que os R$ 800 milhäes “extras” estÆo acabando. Esse montante o governo havia “conseguido” para distribuir entre as categorias que ainda pleiteavam Planos de Cargos – AGU, Pol¡cia Federal, fiscais do Minist‚rio da Agricultura (= todas as que entraram recentemente em greve). O pouco restante – leu-se nas entrelinhas do discurso do governo … Mesa – ir  para quem se candidatar a lutar por ele ainda em 2004. SenÆo … s¢ ser  contemplado no ano que vem.



O governo Lula, ali s, vem conseguindo feitos nunca vistos no que diz respeito ao trabalhismo no Brasil. Descaracterizou completamente a figura do reajuste anual e, com essa pol¡tica divisionista do funcionalismo, in‚dita no seu amplo espectro, come‡a a dar passos largos para acabar com direitos hist¢ricos, como a paridade ativo/inativo, preceito, acima de tudo, moral: parece que no PT/governo o aposentado p ra de viver, quando deixa de trabalhar.



AINDA Hµ UMA CHANCE ! – Assim como o governo “achou” R$ 800 milhäes para as categorias ora em greve, depende de n¢s, e da nossa mobiliza‡Æo, que o governo “desentoque” o dinheiro que falta para recompor com decˆncia o sal rio do funcionalismo do BC. O SINAL j  reiterou o pedido de Mesa Setorial para os servidores do Banco Central dirigindo hoje ao Sr. Arno August¡n, Secret rio do Minist‚rio da Fazenda, a carta abaixo transcrita.



“Referimo-nos … correspondˆncia que dirigimos a Vossa Senhoria no £ltimo dia 11 de mar‡o, em que solicit vamos a urgente instala‡Æo de mesa setorial para a categoria, objetivando iniciar negocia‡äes sobre, entre outros itens, complementa‡Æo de nosso plano de cargo e reequil¡brio financeiro de nosso programa de sa£de.



NÆo obtivemos resposta de Vossa Senhoria at‚ o presente momento, e ante a frustrante proposta apresentada pelo governo na data de ontem na Mesa Nacional de Negocia‡Æo Permanente, que exclui os servidores do Banco Central do reajuste que se pretendia linear, queremos reiterar a solicita‡Æo anterior, com vistas … instala‡Æo de uma mesa setorial espec¡fica.



O governo assumiu, no final de 2003, o compromisso de retomar o processo de negocia‡Æo tÆo logo houvesse altera‡Æo do teto constitucional. Esse foi, na ocasiÆo, o fator impeditivo para a plena implementa‡Æo de um plano de carreira que atendesse …s reais necessidades dos servidores do Banco Central, … ‚poca negociado com os servidores e oficialmente encaminhado pela diretoria do Banco Central.



Assim, face … indefini‡Æo de uma pol¡tica salarial satisfat¢ria a curto prazo e … crescente insatisfa‡Æo do funcionalismo do Banco Central, visto que em sua maioria nÆo se sentiu adequadamente contemplado no PCS emergencial aprovado, vimos solicitar o cumprimento do acordo.


Atenciosamente



S‚rgio da Luz Belsito
Presidente Nacional”

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorADIADO O RATEIO: PROTESTOS VALERAM
Matéria seguinteFASPE E CAMPANHA SALARIAL: PRECISA MAIS MOTIVO PARA PARTICIPAR DA ASSEMBL+IA ?