Edição 0 - 07/05/2004

ESTATUTO: UMA DISCUSSÃO SÉRIA

"… ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria,
inclusive em questäes judiciais ou administrativas."

(Constitui‡Æo Federal, artigo 8§, inciso III)

Ao funcionalismo do Banco Central,

Os £ltimos conturbados anos da vida dos servidores do Banco Central, ativos, inativos e pensionistas, nÆo se cansaram de nos ensinar que ‚ necess ria ao ser humano a permanente adapta‡Æo aos novos diversos est¡mulos que recebe e a modifica‡Æo de seus conceitos e comportamentos diante das experiˆncias, dificuldades e alternativas que se apresentam.

Como os seres humanos, individualmente, assim fazem todos os grupos societ rios – que, na sua unidade, corporificam pessoas sob objetivos comuns -, visando a um aprimoramento de suas regras, tornando-as mais funcionais, modernas e eficientes, capazes de responder aos anseios do segmento social que representam dentro do momento hist¢rico em que vivem.

Assim acontece com o SINAL. O novo C¢digo Civil e as Reformas Sindical e Trabalhista, bem como a luta diuturna em defesa dos direitos dos servidores do Banco Central nos tˆm trazido a necessidade de uma avalia‡Æo e aprimoramento de nossa lei orgƒnica: o estatuto do sindicato.

A AND – Assembl‚ia Nacional Deliberativa, f¢rum m ximo de decisÆo do SINAL, ocorrida em 2002, na cidade de Bras¡lia, decidiu que sua versÆo seguinte, indicada para ter lugar em novembro de 2004, revestir-se-ia de car ter "estatuinte", aprimorando e adequando o atual estatuto ao novo C¢digo e …s Reformas.

O sindicato existe porque ‚ necess ria a for‡a do coletivo para lutar pela categoria que representa: uma andorinha s¢ nÆo faz verÆo. Por defini‡Æo, portanto, o SINAL vive para prevenir ou tratar de remediar os males que se colocam contra o funcionalismo do BC, atuando em tantas frentes quantos sÆo seus interesses e direitos – e esse papel, como vocˆ p“de ler acima, ‚ estatu¡do na Lei m xima deste pa¡s.

 para trabalhar melhor pelo funcionalismo do BC que vamos … AND de 2004; para, atrav‚s da apresenta‡Æo de teses e discussäes de propostas de mudan‡a do Estatuto, tornar sua entidade representativa mais moderna e atuante na defesa de seus filiados.

Assim, considerando que a participa‡Æo de todo o corpo filiado nessa revisÆo do Estatuto do SINAL ‚ de importƒncia fundamental em seu aprimoramento, convidamos todos, de norte a sul, a participar de uma discussÆo s‚ria sobre o Sindicato ideal, seja criando seus grupos de discussÆo em seus setores de trabalho, seja enviando propostas e contribui‡äes individuais no sentido do aprimoramento da sua Entidade Sindical.

Fazemos este convite extensivo a vocˆ, que por qualquer razÆo pessoal nÆo ‚ filiado. NÆo deixe de dar sua contribui‡Æo, se vocˆ acha que ela ‚ importante para o funcionamento da entidade sindical que, mesmo nÆo o tendo entre seus quadros, representa a categoria da qual vocˆ faz parte.

Ao filiado, pedimos que nÆo deixe passar esta oportunidade de discutir conosco o futuro de seu Sindicato e a possibilidade de torn -lo mais forte,  gil e eficiente em defesa dos seus direitos, inclusive inscrevendo-se na sua regional como candidato … participa‡Æo na AND, quando chegar o momento.

Se vocˆ tem uma reclama‡Æo ou um cumprimento a fazer, fa‡a-os diretamente a n¢s. NÆo jogue fora a sua opiniÆo: expresse-a atrav‚s dos telefones e e-mails do SINAL Nacional – sinal@sinal.org.br – ou do SINAL de sua regional, porque sua contribui‡Æo poder  reverter num trabalho melhor por vocˆ mesmo.

Lembre-se: quantos mais de n¢s participarmos da vida do sindicato,

mais fortes seremos todos !

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorVAMOS LÁ, PESSOAL: AO RESULTADO DAS ASSEMBLÉIAS DE ONTEM
Matéria seguinteBACEN UNIDO FICA MAIS FORTE !