Decisão da AGN provoca reunião de urgência do BC e o Sinal
A decisão da Assembleia Geral Nacional dos servidores do Banco Central, realizada ontem, 28, resultou em reunião de urgência na tarde de hoje, 29, entre o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes e a chefe do Depes, Nilvanete Costa, e o presidente nacional e o diretor de Relações Externas do Sinal, Sergio Belsito e José Ricardo, em Brasília. Participou também do encontro o Sr. Lourenço, representante do Sindsep-DF.
O objetivo do encontro foi o de analisar a conjuntura da nossa campanha salarial em relação à proposta do governo, de 15,8%, em três parcelas (2013, 2014 e 2015), debatida em assembleias de servidores por todo o país. Nossa categoria, a da Receita, da Polícia Federal, entre outras, como as de agências reguladoras, rejeitaram a proposta.
Diante da aparente inflexibilidade, em especial nas relacionadas às questões financeiras, como a nossa, foram estudados diversos outros aspectos no sentido de viabilizar uma nova proposta governamental para que ambas as partes sintam-se contempladas (Executivo-Servidores).
Altamir Lopes comprometeu-se a levar imediatamente o resultado da reunião ao ministro-presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para que este buscasse, junto ao governo, caminhos que solucione o impasse nas tratativas de nossa campanha salarial.
Ao final da tarde, o Sinal recebeu ligação telefônica do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG), Sergio Mendonça, para que aguardássemos, em plantão, pois uma reunião ainda poderia ser realizada no decorrer desta noite.
Diante disso, conclamamos a atenção da categoria, pois, em caso de avanços na proposta governamental, o Sinal poderá convocar Assembleia Geral Nacional de urgência para nova avaliação das negociações.