Edição 138 - 28/09/2012

AGN nas unidades do Sinal

BELÉM
 
A AGN contou com a presença de 15 servidores (que assinaram a lista de presença), e, após informes e debates, deliberou pela aprovação dos itens da pauta proposta pelo CN. Foi deliberado também que na AGN de 4 de outubro haverá a indicação dos nomes dos representantes da Regional no Ato a ser realizado em Brasília no dia 10.

Foi aprovada também a proposta de o SINAL Nacional elaborar e divulgar Manifesto Público em Defesa dos Servidores e da instituição Banco Central do Brasil. O documento deverá destacar que, durante a campanha salarial de 2012, foi observado que as instituições que obtiveram adicionais ou diferenciais em relação à proposta padrão do governo foram aquelas em que houve engajamento dos gestores, enquanto o Banco Central se ressente da falta de engajamento de seus gestores na defesa dos servidores e da instituição. Ainda, este Manifesto deverá ser amplamente divulgado na imprensa, redes sociais e no Parlamento.


BELO HORIZONTE

A AGN contou 62 assinaturas na lista de presença e aprovou por 55 votos, nenhum contrário e 2 abstenções o cronograma de mobilização constituído de Ato Nacional no dia 4 e Dia Nacional de Luta no dia 10 de outubro.


BRASÍLIA

A assembleia de Brasília contou com a assinatura de cerca de 650 pessoas (muitos não assinaram, pois eram do SintBacen, que não trouxe lista desta vez).

Houve muita reclamação quanto ao descaso como o Sinal Nacional tratou a questão do abaixo-assinado. O presidente Belsito recebeu das mãos de Cleide uma cópia do abaixo-assinado contendo 1.150 assinaturas de todo o Brasil.

A assembleia votou:

– contra a mobilização no dia 4 de outubro (21 votos a favor, 19 abstenções, ampla maioria contra);

– favorável à mobilização no dia 10 de outubro, desde que convocada AGN para o dia (ampla maioria favorável, 24 votos contra e 29 abstenções);

– contra proposta do Diogenes de rechaçar o abaixo-assinado (23 a favor, 21 abstenções e ampla maioria contra);

– preferiu não examinar a proposta do José Manoel de defesa do manifesto da comissão de mobilização de São Paulo;

– favorável à proposta apresentada pela Cleide de que os presidentes Tombini e Belsito trabalhem pela imediata inclusão da carreira de especialista no PL de reajuste de 5+5+5 para janeiro de 2013 (440 votos a favor, 116 contra e 8 abstenções). 


CURITIBA

Com 53 presentes, não foi apreciado o abaixo assinado, e foi aprovada mobilização no nacional no dia 10, conforme pedido de pauta.

A AGN não apreciou por não trazer nada de novo. Os argumentos foram baseados no Apito e em deliberações de reunião do nosso CR reunido na manhã de ontem.

Teremos representantes em Brasília, se formos convocados dia 10, num ato a ser deliberado pelo CN. Não votamos o Abaixo assinado por falta de apoio da AGN, e encaminhamento do CN.


FORTALEZA

Com 21 colegas assinando a lista de presença, após os informes e falas dos participantes, foi posta em votação a retomada da mobilização com uma AGN no dia 4 para definir o ato do dia 10 de outubro:

  • 13 votos a favor;
  • 1 contra;
  • 2 abstenções.

Não houve proposta formal de se votar a utilização do abaixo-assinado para propositura de nova assembleia, apenas indagações a respeito.


PORTO ALEGRE
 
A Lista de Presença da AGR foi assinada por 61 colegas e a Lista de Presença da AGN foi assinada por 67 pessoas. 
 
1. Mobilizações nos dias 4 e 10 de outubro:
 
. 40 votos favoráveis
. 1  voto contrário
. 6 abstenções
 
"Que os presidentes do Banco Central e do Sinal se mobilizem imediatamente para incluir a carreira de especialista do Banco Central no PL de reajuste de 5% ao ano entre 2013 e 2015"  2. Proposta: 

. 28 votos favoráveis
. 18 votos contrários
. 1 abstenção
 
3. Proposta: "Do montante oferecido pelo Governo, que seja dado aumento diferenciado de maneira a buscar o realinhamento do subsídio de técnico em 50% do subsidio de analista."
 
. 22 votos favoráveis
. 16 votos contrários
. 5 abstenções
 
*O autor da proposta estimou que o aumento do salário dos analistas em 4,5+4,5+4,5 permitiria aumento de 12+12+12 para os técnicos, mantido o montante total oferecido pelo Governo, elevando a relação para 46%.


RECIFE
 
A Assembleia contou com a presença de 31 servidores, conforme assinaturas na lista de presença. A AGN começou às 15h com informes sobre as decisões da reunião do CN em São Paulo, bem como a recomendação do calendário de mobilização com vistas campanha salarial. Um filiado lotado no DEBAN pediu a palavra e informou ter sido solicitado por colegas de BSB para propor a adesão ao abaixo assinado com oferta dos 5 + 5 + 5. O assunto foi discutido por quase duas horas, o que esvaziou a assembleia. Terminou com a proposta para o tema ser incluído para votação na ordem do dia da próxima Assembleia:

  • 5 votaram a favor e 17 contra

Foi então deliberada convocação de AGR no próximo dia 4, tendo como pauta os itens previstos para a AGRO que deveriam ter sido votados ontem. 


RIO DE JANEIRO
 
O número de assinantes da lista de presença foi de 80 funcionários.

Na AGN foram votadas três propostas:

Uma vinda de um funcionário do Desig:

"Que os presidentes do Banco Central e do Sinal se mobilizem imediatamente para incluir a carreira de especialista do Banco Central no PL de reajuste de 5% ao ano entre 2013 e 2015."

Essa proposta teve 45 votos contrários, 3  a favor e 3 abstenções.

A outra proposta votada foi:

"Autorizar o Sinal a buscar a reabertura de negociação com o Governo". Esta proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes: 51 votos.

Foi aprovado, também por unanimidade, o calendário de mobilização proposto pelo Sinal.

Ocorreram 24 falações e a AGN terminou por volta das 18h.


SALVADOR
 
A AGN, realizada das 9h30 às 11h45, contou com a participação de 23 servidores, que assinaram a lista de presença.
Deliberou-se:
 
1) rejeitar o requerimento para inclusão na pauta da AGN do item “Reajuste a partir de janeiro de 2013” – 11 votos pela rejeição, 6 votos pela aprovação e 3 abstenções;
 
2) aprovar o calendário de mobilização proposto pelo Conselho Nacional (Ato Nacional no dia 04/10/12 e Dia Nacional de Luta no dia 10/10/12) – 14 votos a favor e 1 abstenção;

3) que o Conselho Nacional apresente calendário de paralisações a ser apreciado quando do Dia Nacional de Luta – 10 votos a favor, 2 votos contra e 3 abstenções;
 
4) que haja uniformização das ações relativas ao Ato Nacional e ao Dia Nacional de Luta – 12 votos a favor e 1 abstenção;
 
5) exigir do Conselho Nacional a imediata implantação do Comando Nacional de Mobilização aprovado na AGN de 04/09/12 – 10 votos a favor e 1 abstenção.


SÃO PAULO

A AGN contou com a assinatura de 131 servidores na lista de presença.

Debatidas as propostas apresentadas, a assembleia foi consultada se desejava reavaliar a decisão da AGN do dia 28/8/12 (rejeição do reajuste salarial então oferecido pelo governo, de três parcelas anuais de 5%, a partir de janeiro de 2013).

  • Proposta rejeitada: 17 votos a favor, 88 votos contra, com 5 abstenções.

O Manifesto do Comando de Mobilização Regional, reproduzido abaixo (já divulgado no boletim Sinal-SP nº 76, de 25/9/12), foi aprovado por 66 votos, 5 votos contra, com 5 abstenções.

Ainda, foi aprovado, por 35 votos a favor, 7 votos contra, com 1 abstenção, o indicativo ao Conselho Nacional para que, na próxima AGN, prevista para o dia 4 de outubro, apresente proposta de paralisação de 24 horas no dia 10.
 
MANIFESTO

Nós, servidores do Banco Central do Brasil, reunidos em Assembleia Regional em São Paulo, em 27 de setembro de 2012, entendemos que a forte mobilização da categoria é o único caminho que pode levar o Governo à abertura de um efetivo processo de negociações. Nesse sentido, entendemos também ser equivocado o abaixo-assinado encaminhado por colegas do banco e que pleiteianossa inclusão tardia no ”acordo” proposto pelo Governo, pois:
 
a) propõe a aceitação do mesmíssimo ”acordo” imposto pelo Governo, cujos termos já foram rejeitados por cerca de DOIS TERÇOSda categoriaem assembleia;
 
b) cria a ilusão de que a proposta rejeitada ainda está disponível, bastando para isso que façamos um gesto “de boa vontade” em relação ao Governo e, com isso, desvia nossas energias da tarefa imediata de construção de nossa mobilização;
 
c) desmoraliza a categoria e repercute negativamente sobre a percepção que temos a respeito de nossa capacidade de luta, o que só nos enfraquece nos inevitáveis enfrentamentos futuros com o Governo;
 
d) pode ser instrumentalizado pelo Governo com o propósito de desmoralizar nossa categoria, como visto em recente entrevista da Sra. Miriam Belchior, em que fomos citados como exemplo de servidores “arrependidos”; e
 
e) reforça a convicção do Governo de que a atitude intransigente que adotou durante a campanha salarial do funcionalismo federal é de fato mais adequada do que o diálogo e isto deve se refletir em ummaior endurecimento nas negociações futuras.

Assim, conclamamos todos os servidores, inclusive os signatários do abaixo-assinado, a que se engajem no necessário processo de mobilização da categoria, a começar pela construção de um forte Dia Nacional de Luta em 10 de outubro.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA mobilização como fator de unificação pela retomada das negociações
Matéria seguinteServidores do BCB-RJ querem imediata reabertura de negociações